Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

VISUALIDADES DA LOGOMARCA DA SECRETARIA DE CULTURA DE SÃO PAULO APRESENTADA NA I BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN – 1990 / VISUALITIES OF THE LOGO OF THE SECRETARIAT OF CULTURE OF SÃO PAULO PRESENTED AT THE 1st BRAZILIAN DESIGN BIENNIAL -1990

 

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da proposta da Identidade Visual da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, desenvolvida durante gestão de Luiza Erundina e apresentada na I Bienal Brasileira de Design, realizada em Curitiba no ano de 1990. Busca pensar como as características gráficas da proposta apresentada podem refletir tanto o design gráfico brasileiro da época quanto as dinâmicas políticas e culturais da cidade de São Paulo e suas possíveis intenções de comunicação. Utilizando uma revisão de literatura sobre métodos de análise visual e teórica, examinou-se as características técnicas e simbólicas situando-as dentro do contexto político, social e cultural do Brasil e forneceu-se um quadro teórico para a compreensão do papel do design na construção da identidade cultural e na promoção da inclusão social e cultural. Este estudo busca, a partir da Identidade Visual da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, ampliar a compreensão da história do design no Brasil, e identifica lacunas na pesquisa atual sugerindo direções para futuras investigações sobre design, cultura e política.

Palavras-chave: bienal de design; identidade visual; cultura; política; governo

 

Abstract

This article presents an analysis of the Visual Identity proposal of the Municipal Secretariat of Culture of São Paulo, developed during Luiza Erundina’s administration and presented at the I Brazilian Design Biennial, held in Curitiba in 1990. It aims to explore how the graphical characteristics of the proposed identity reflect both the Brazilian graphic design of the time and the political and cultural dynamics of the city of São Paulo, including its potential communicative intentions. By conducting a literature review on visual and theoretical analysis methods, the study examined the technical and symbolic characteristics of the proposal, situating them within Brazil’s political, social, and cultural context, and provided a theoretical framework for understanding the role of design in constructing cultural identity and promoting social and cultural inclusion. This study aims to broaden the understanding of the history of design in Brazil through the Visual Identity of the Municipal Secretariat of Culture of São Paulo and identifies gaps in current research, suggesting directions for future investigations on design, culture, and politics.

Keywords: design biennial; visual identity; culture; politics; government.

Autores

Aulio Zambenedetti e Ronaldo de Oliveira Corrêa

Baixe o Arquivo Completo