Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

UX DESIGN E MAPA DA JORNADA DO USUÁRIO COMO ABORDAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE POLTRONA ERGONÔMICA PARA IDOSOS / UX DESIGN AND USER JOURNEY MAPPING AS AN APPROACH FOR THE DEVELOPMENT OF AN ERGONOMIC CHAIR FOR THE ELDERLY

 

Resumo

A Experiência do Usuário (UX) e o Mapa da Jornada do Usuário possibilitam identificar uma série de oportunidades de melhorias possíveis para poltronas, com impacto direto na vivência dos usuários em âmbito cognitivo, funcional, emocional e ambiental para o aprimoramento do design ergonômico de poltronas para idosos. Esse artigo apresenta o protocolo de tarefas que foi desenvolvido a partir de um mesmo modelo de poltrona disponível no mercado, popularmente conhecida como “poltrona do papai”, levando-se em consideração três condições diferentes de uso: a) quando nova; b) adaptada para as condições mínimas de uso; c) adaptada às melhores condições possíveis de uso. Vinte participantes foram submetidos a técnicas de pesquisa indutiva, quantitativa, qualitativa, exploratória, transversal com aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que o uso da abordagem “Experiência do Usuário” (UX) e “Mapa da Jornada” propiciaram identificar os requisitos exigidos para o desenvolvimento de poltronas que forneçam conforto, segurança e excelente experiência de uso para aqueles que a vierem utilizar.

Palavras-chave: design; experiência do usuário; mapa da jornada do usuário; poltrona.

 

Abstract

User Experience (UX) and User Journey Mapping enable the identification of various improvement opportunities for chairs, directly impacting users’ cognitive, functional, emotional, and environmental experiences, thereby enhancing the ergonomic design of chairs for the elderly. This article presents a task protocol developed from a popular market model, the “recliner chair,” considering three usage conditions: a) new; b) adapted for minimum use conditions; c) adapted for optimal use conditions. Twenty participants underwent inductive, quantitative, qualitative, exploratory, cross-sectional research techniques, including semi-structured interviews. The results demonstrated that the UX and Journey Mapping approach identified the necessary requirements for developing chairs that provide comfort, safety, and an excellent user experience.

Keywords: design; user experience; user journey map; armchair.

Autores

Mariana Petruccelli Pires Watzel e Galdenoro Botura Júnior

Baixe o Arquivo Completo