Revista Educação Gráfica

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UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE REALIDADE VIRTUAL NO PROJETO DE UMA FERRAMENTA 3D PARA DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE VISUALIZAÇÃO ESPACIAL

Resumo
Os sistemas computacionais e as aplicações de Realidade Virtual (RV) adicionaram uma nova dimensão ao estudo da visualização espacial. A disponibilidade e aplicação de sistemas computacionais no ensino possibilitam a construção e manipulação de representações gráficas em ambientes que simulam características tridimensionais, podendo possivelmente facilitar a observação e a compreensão de modelos teóricos. Sistemas com RV representam novas formas de interação com o usuário, as quais proporcionam maior envolvimento e exploração dos sentidos humanos, uma vez que o processo de interação é executado no âmbito tridimensional. Assim, esse trabalho apresenta algumas técnicas de RV, em especial a estereoscopia, utilizadas no projeto de uma ferramenta 3D visando o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial dos estudantes, especialmente daqueles com menor habilidade, no processo de percepção de problemas de Geometria Descritiva.
Palavras chave: Realidade Virtual, Estereoscopia, Habilidade de Visualização Espacial, Geometria Descritiva

Abstract
Computational systems and applications of Virtual Reality (VR) have added a new dimension to the study of spatial visualization. The availability and application of computational systems in education make the construction and manipulation of graphical representations in environments that simulate three-dimensional characteristics a reality, and it may possibly facilitate the observation and understanding of theoretical models. VR systems represent new forms of interaction with the user, providing greater engagement and exploration of the human senses, as the interaction process is executed in the three-dimensional scope. Thus, this work presents some VR techniques, in particular, the stereoscopy, used in the design of a 3D tool aiming at the development of the spatial visualization skill of the students, especially of those less skilled, in the process of perception of Descriptive Geometry problems.
Key words
Virtual Reality, Stereoscopy, Spatial Visualization Skill, Descriptive Geometry.

Autores

Rodrigo Duarte Seabra Eduardo Toledo Santos

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