Revista Educação Gráfica

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UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA NA EAD: CONCEPÇÃO E APLICAÇÃO DO CURSO “DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO DE SAPATOS” / A PRACTICAL EXPERIENCE IN DISTANCE EDUCATION: CONCEPTION AND APPLICATION  OF THE COURSE “DEVELOPMENT  OF SHOE COLLECTION”

Resumo

Este artigo apresenta o relato de um experimento de ensino desenvolvido para a disciplina de Educação Projetual à Distância, do Mestrado em Design do Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter. O trabalho consistiu na elaboração e aplicação de um curso semipresencial, utilizando-se da plataforma Moodle. O experimento tinha como intuito propiciar aos proponentes do curso uma experiência prática de docência no ensino da Educação a Distância. Como estrutura, o artigo apresenta inicialmente um referencial teórico acerca da Educação a Distância e dos processos de aprendizado. Em um segundo momento, o artigo aborda o desenvolvimento e a aplicação do Curso, onde relata os princípios que nortearam a sua construção, através do Design Instrucional, e como se deu a aplicação e a avaliação do curso, por parte dos proponentes e dos cursistas. Por fim, apresentam-se as considerações finais, com apontamentos de melhorias para experiências futuras e os aprendizados conquistados pelos autores.

Palavras-chave: educação à distância; processos de aprendizagem; design instrucional; desenvolvimento de coleção de sapatos.

 

Abstract

This article presents the report of a teaching experiment developed for the discipline of Distance Education of the Master in Design of the University Center Ritter dos Reis – UniRitter.  The work consisted in the elaboration and application of a blended learning course, using the platform Moodle. The experiment was intended to provide the course proponents with a practical experience of teaching in Distance Education. As a structure, the article initially presents a theoretical reference about distance education and learning processes. In a second moment, the article addresses the development and application of the Course, where it reports the principles that guided its construction, through Instructional Design, and how the application and evaluation of the course were given by proponents and scholars. Finally, we present the final considerations, with notes of improvements for future experiences and the lessons learned by the authors.

Keywords: distance education; learning process; instructional design; development of shoe collection.

Autores

Paola Zambon Azevedo,  Carla Pantoja Giuliano e  André Luis Marques da Silveira

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