Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

UM LIVRO, QUATRO FORMATOS: AS NOVAS MATERIALIDADES DO CONHECIMENTO

Resumo

No meio digital, a configuração do livro é um cruzamento entre as características dos softwares e hardwares, podendo este assumir diferentes formas em função do dispositivo que o leitor utiliza. Todas essas informações não verbais auxiliam na construção de sentido da obra. O artigo aborda os distintos formatos que o livro pode adotar no cenário contemporâneo. Ao longo do trabalho, serão pensados os diferentes usos dessas diversas materialidades, as quais modificam a forma com que o usuário se relaciona com a obra, antes, durante e depois de realizar a leitura. Para perceber mais claramente essas diferenças, será analisado um livro que foi publicado com o mesmo conteúdo em quatro plataformas: uma impressa e três digitais (PDF, EPUB e MOBI). O livro escolhido foi “Reprograme: comunicação, marca e cultura numa nova era de museus”, por possuir diferentes configurações gráficas em cada formato. Essas adaptações serão discutidas, buscando entender como o design foi trabalhado em cima das materialidades de cada suporte.

Palavras-chave: design editorial; livro digital; livro eletrônico; livro impresso; REPROGRAME.

 

Abstract

The article is about the new materiality of the book in the 21st century. In the digital medium the characteristics of e-books are a combination of hardware and software. A digital book can assume different configurations in the various gadgets a reader has. This particularity gives a particular contribution for the lecture, because the non-verbal information influences in the interpretation of the shell-work. This article presents an analysis of a book content published in four formats: print and digital, the latter with three variations (in PDF, EPUB and MOBI). Different design projects have been made for the various versions of the book “Reprograme: comunicação, marca e cultura numa nova era de museus”. These design adaptations will be discussed based on the treatment given to the material features of each gadget.

Keywords: editorial design; e-book; digital book; printed book;

Autores

Thaís Cristina Martino Sehn

Baixe o Arquivo Completo