Revista Educação Gráfica

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“STYLING CONTEMPORÂNEO” OU KITSCH? O CASO DOS “AVENTUREIROS URBANOS” NO MERCADO DE AUTOMÓVEIS BRASILEIRO /“CONTEMPORARY STYLING” OR KITSCH? THE “URBAN ADVENTURES” AUTOMOBILES CASE IN THE BRAZILIAN AUTOMOTIVE MARKET

 

 

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre o uso de elementos estéticos para alavancar o consumo de massa de produtos industriais, utilizando um caso específico do mercado automobilístico brasileiro como objeto de estudo. A partir de uma comparação com o styling – nome dado a um período histórico do design marcado por elementos estéticos muitas vezes exagerados – e com o kitsch – movimento estético que procura, entre outras características, imitar elementos de produtos mais caros para conquistar uma nova classe consumidora –, apresenta-se uma análise dos automóveis chamados pelo mercado nacional de “aventureiros urbanos”. Basicamente, tratam-se de carros comuns, “enfeitados” pelas montadoras para assumir uma aparência de robustos veículos off-roads, mesmo que tal recurso não se traduza em modificações mecânicas para que, de fato, o veículo possa adquirir, minimamente, capacidade de uso em situações extremas. Utilizando elementos estéticos como adornos plásticos e equipamentos que não possuem nenhuma função prática no uso cotidiano, os “aventureiros urbanos” foram um grande sucesso de público no início do século XXI, sendo um marco de uma era aspiracional do consumidor médio brasileiro.

Palavras-chave: design emocional, automóveis, estética, styling, kitsch.

 

Abstract

This article brings a discussion about the use of aesthetic elements to increase the mass consumption of industrial products, using a specific case of the Brazilian automotive market as an object of study. Based on a comparison with the “styling”, a name given to a historical period of design marked by the use of exaggerated aesthetic elements, and the “kitsch”, an aesthetic movement that seeks, among other traits, to imitate elements of more expensive products to conquer a new consumer class, this research presents an analysis of the cars referred to by the Brazilian market as “urban adventurers”. Basically, they are normal cars, decorated by the automakers to take on the look of robust off-road vehicles, even if that does not translate into any mechanical modifications that actually make them usable in extreme situations. Using aesthetic elements such as plastic ornaments and equipment that have no practical function in everyday use, “urban adventurers” were a great public success at the beginning of the 21st century, being a milestone of an aspirational era of the average Brazilian consumer.

Keywords: emotional design, automobiles, aesthetics, styling, kitsch.

Autores

André Demaison, Paula da Cruz Landim e Luis Carlos Paschoarelli

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