Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

RGS – REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SÍNTESE – COMO ARTEFATO DE APOIO À PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I / GRS – GRAPHIC REPRESENTATION OF SYNTHESIS – AS A SUPPORT ARTIFACT FOR ELEMENTARY SCHOOL.

 

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar uma dinâmica de Representação Gráfica de Síntese – RGS – para aplicação pelos professores com os alunos do Ensino do Fundamental 1, pois parte-se do princípio de que a construção colaborativa do conhecimento auxilia na assimilação de conteúdos teóricos, práticos e lúdicos expostos em sala de aula. O Design trabalha em conjunto com a Educação para que esse propósito seja alcançado, visto que a todo momento estão ocorrendo mudanças e inovações nos processos educacionais. A partir da metodologia utilizada na pesquisa – Design Science Research, discute-se como a alfabetização e o pensamento visual, assim como a representação gráfica são trabalhados em sala de aula com as crianças do EF1. Neste cenário, a RGS é apresentada, discutida e adaptada para que seja viável sua utilização com as crianças desta faixa etária. Desta forma, espera-se contribuir com o conhecimento científico no campo do Design, fornecendo subsídios teóricos, metodológicos e práticos que associam os conhecimentos de sintetização da informação, representação gráfica e aprendizagem colaborativa.

Palavras-chave: RGS; ensino fundamental 1; revisão de conteúdo; colaboração.

 

Abstract

The objective of this study is to present a dynamics of Graphical Representation of Synthesis – GRS – for application by teachers with students of Elementary School 1, as it is assumed that the collaborative construction of knowledge helps in the assimilation of theoretical, practical content and entertainment displayed in the classroom. Design works together with Education for this purpose to be achieved, since changes and innovations in educational processes are occurring all the time. Through a research based on Design Science Research, it is discussed how literacy and visual thinking, as well as graphic representation are worked in the classroom with EF1 children. In this scenario, the RGS is presented, discussed and adapted so that its use with children in this age group is feasible. In this way, it is expected to contribute to scientific knowledge in the field of Design, providing theoretical, methodological and practical subsidies that combine the knowledge of information synthesis, graphic representation and collaborative learning.

Keywords: GRS; Elementary School 1; contente review; collaboration.

 

Autores

Waleska C. Sieczkowski Pacheco e Stephania Padovani

Baixe o Arquivo Completo