Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

REDESENHANDO A EXPERIÊNCIA DO GUIA DE PROGRAMAÇÃO DA SKY BRASIL / REDESIGNING THE PROGRAMME GUIDE EXPERIENCE OF SKY BRASIL

Resumo

O alcance da TV por assinatura ultrapassou a marca de 901,1 milhões de residências no mundo. No Brasil, em 2014, o setor alcançou cerca de 60 milhões de brasileiros. Dessa forma, há uma grande demanda para o constante aprimoramento dos guias de programação das operadoras de TV a cabo. Nesta perspectiva, tem-se este trabalho da área de Design de Experiência, com o qual se pesquisou a interface do guia de programação da operadora Sky Brasil, considerando aspectos de interação e economia da atenção. Aborda-se neste artigo um estudo de caso, sendo utilizada para a coleta de dados pesquisa de observação do usuário e testes de usabilidade. A partir dos dados obtidos, foi projetado um novo fluxo de informação, resultando em uma nova forma de navegação e layout. Conclui-se que os resultados desta pesquisa podem ser utilizados como instrumentos de suporte à construção de novas soluções voltadas para interfaces de televisão.

Palavras-chave: design de experiência; design de interação; Sky Brasil.

 

Abstract

The reach of cable TV has passed the mark of 901,1 million homes worldwide. In Brazil, more specifically in 2014, the sector has reached around 60 million brazilians. In this way, there is a huge demand for the constant enhancement of programme guides of cable TV operators. In this perspective, there has been worked in the Experience Design area, in which it was researched the interface of the programme guide of Sky Brazil’s company, considering aspects of interaction and attention’s economy. It is approached in this article a study case, been used as database a research observating the user and usability tests. From data, it was projected a new flow of information, resulting of a new form of navigation and layout. It is concluded that the results of this research may be used as support instruments for the construction of new solutions facing television interfaces.

Keywords: experience design; interaction design; Sky Brasil.

Autores

Rodolfo Borges Afonso, Israel de Alcântara Braglia e Daniel Ranzi Werle

Baixe o Arquivo Completo