Revista Educação Gráfica

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PROPOSTA DIDÁTICA PARA ENSINO DE RHINOCEROS: DA FORMALIZAÇÃO MANUAL À DIGITAL / DIDACTICAL PROPOSAL FOR RHINOCEROS TEACHING: FROM MANUAL TO DIGITAL FORMALIZATION

Resumo

A área de educação de softwares de Computação Gráfica exige, por parte dos docentes, conhecimento no software, assim como, habilidades técnicas e didáticas. Este artigo apresenta uma proposta didática que foi desenvolvida, no ano de 2018, na disciplina de Ferramentas Digitais I, no curso de Design de Produto e Serviços do Istituto Europeo di Design. O software utilizado foi o Rhinoceros. Os alunos, embora inseridos no mundo digital, não traduzem esta facilidade no manuseio digital para o aprendizado no software. Então, basicamente, o intuito da disciplina foi instrumentalizar o aluno nas práticas de computação gráfica 2D e 3D. Para isso, utilizou-se de saberes analógicos, que já fazem parte do repertório do aluno, para assim, aliados à prática digital, procurar garantir através de uma aproximação manual e empírica, a modelagem de um objeto (neste caso, um mouse) pelo processo digital.

Palavras-chave: Rhinoceros; didática de ensino; computação gráfica; design de produto; manuaje.

 

Abstract

The educational area of Computer Graphics software requires, from teachers, knowledge in software packages, and also, technical and didactic skills. This article presents a didactic proposal developed, during 2018, into the discipline of Digital Tools I, at the Product Design and Services course of the Istituto Europeo di Design. The software used was Rhinoceros. Students, although inserted in the digital world, do not translate this facility into digital handling for learning about types of software. So, basically, the purpose of the discipline was to given instrumental skills to the student into the practices of 2D and 3D graphics computing. For this, we used analogical knowledge, which is already part of the student’s repertoire, in order to ensure, through a manual and empirical approach, the modeling of an object (a mouse in this case) by the digital process.

Keywords: teaching didactics; computer graphic; product design; manuage.

Autores

Fernando Guillermo Vázquez Ramos; Mauricio Arnoldo Cárcamo Pino e Eduardo Takemi Yamamoto

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