Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROPOSTA DE FERRAMENTA VISUAL PEDAGÓGICA COMO INTERFACE NA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA EM DESIGN DE MODA / VISUAL PEDAGOGICAL TOOL PROPOSAL AS INTERFACE TO ELABORATION OF THE RESEARCH PROJECT IN FASHION DESIGN

 

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de uma ferramenta visual pedagógica, criada na intenção de auxiliar os estudantes de Design de Moda na elaboração de uma proposta de projeto de pesquisa, no contexto da disciplina “Desenvolvimento de Produto”, da terceira série do curso de bacharelado em Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina-PR. Para tanto, primeiramente é realizado um resgate do cenário de aplicação, e, posteriormente, um esclarecimento das contribuições da utilização de ferramentas visuais e dos mecanismos sensoriais nas práticas educacionais no âmbito do ensino, considerando a visualização e a ludicidade como aspectos importantes para serem conduzidos na concepção da ferramenta visual pedagógica apresentada neste estudo. Por fim, são apresentados os elementos constitutivos da ferramenta e uma sequência de montagem que detalha a sua concepção e confecção, evidenciando de que maneira os aspectos de visualização e ludicidade foram aplicados em cada um dos seus mecanismos.

Palavras-chave: ferramenta visual pedagógica; projeto de pesquisa; design de moda.

 

Abstract

This work aims to present the development process of a visual pedagogical tool, created with the intention of helping Fashion Design students in the elaboration of a research project proposal, in the context of the discipline “Product Development”, from the third grade of the Bachelor’s Degree in Fashion Design at the State University of Londrina-PR. To do so, firstly, a rescue of the application scenario is carried out, and, subsequently, a clarification of the contributions of the use of visual tools and sensory mechanisms in educational practices in the context of teaching, considering visualization and playfulness as important aspects to be conducted in the design of the visual pedagogical tool presented in this study. Finally, the constitutive elements of the tool are presented, as well as an assembly sequence that details its conception and manufacture, showing how the aspects of visualization and playfulness were applied in each of its mechanisms.

Keywords: visual pedagogical tool; research project; fashion design.

 

Autores

Paula da Silva Hatadani, Celso Tetsuro Suono, Paula Rodrigues Napo e Marizilda dos Santos Menezes

Baixe o Arquivo Completo