Revista Educação Gráfica

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PREVALÊNCIA DE CATEGORIAS DAS ARTES VISUAIS NO ENSINO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO EM SÃO PAULO / PREVALENCE OF VISUAL ARTS CATEGORIES IN THE TECHNICAL EDUCATION OF GRAPHIC DESIGN IN SÃO PAULO

 

Resumo

Este artigo expõe resultados de uma investigação a respeito do quadro atual, em 2018 e 2019, do ensino técnico de design gráfico na cidade de São Paulo, com base, sobretudo, em duas das dez escolas em atividade. Os estudos de campo desenvolveram-se por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade com coordenadores, professores, alunos e ex-alunos; observações diretas de aulas e análises gráficas e semióticas da linguagem visual de trabalhos de alunos. Alguns resultados sugerem ocorrência de proximidade de categorias das artes visuais no ensino técnico de design gráfico tal como atualmente ministrado. Tal hibridização se manifestaria em temáticas, orientações e propostas pedagógicas exercitadas com alunos, nem sempre em correspondência com o universo do design. Esta abordagem menos demarcada da singularidade do design parece, entretanto, apresentar efeitos colaterais percebidos como favoráveis, como ampliação de horizontes profissionais do corpo discente, que apresenta, em geral, orientação vocacional mais diversificada, menos especificamente restrita ao campo do design.

Palavras-chave: pedagogia de design para jovens; ensino não universitário de design; ensino técnico de design; ensino de design gráfico; ensino técnico em São Paulo.

 

Abstract

This article presents the results of an investigation into the current situation, in 2018 and 2019, of technical education in graphic design in the city of São Paulo, based mainly on two of the ten functioning schools. Field studies were developed through in-depth semi-structured interviews with coordinators, teachers, students and alumni, through direct observations of classes, and through graphic and semiotic analysis of the visual language of students’ work. Some findings suggest the prevalence of visual arts categories and approaches in the current technical teaching of graphic design. Such hybridization would manifest itself in themes, orientations and pedagogical exercises, which did not always correspond to the universe of design. This less demarcated approach to the singularity of design seems, however, to have beneficial side effects, such as broadening the professional horizons of the student body, which, in general, has a more diversified vocational orientation, less specifically restricted to the design field.

Keywords: design pedagogy for young people; non-university design education; technical design education; teaching of graphic design; technical education in São Paulo.

Autores

Maria Beatriz Saraiva Dinelli e Luís Cláudio Portugal do Nascimento

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