Revista Educação Gráfica

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PERCEPÇÃO DE ÍCONES PARA SMARTPHONES EM DISTINTAS REGIÕES GEOGRÁFICAS: SIMILARIDADES OU CONVERGÊNCIAS NA COMPREENSÃO, EFICIÊNCIA E SATISFAÇÃO / PERCEPTION OF ICONS FOR SMARTPHONES IN DIFFERENT GEOGRAPHICAL REGIONS: SIMILARITIES OR CONVERGENCES IN UNDERSTANDING, EFFICIENCY AND SATISFACTION

 

Resumo

O sucesso da digitalização de sistemas e serviços depende da adequada codificação e decodificação de informações, sendo as características culturais dos usuários um fator que influencia a sua interação com as mídias digitais. Compreender representações de ícones vai além do reconhecimento visual, é decifrar os significados culturais e simbólicos que eles carregam. Quando um grupo de pessoas interpretam um ícone, isso pode revelar camadas profundas de modo coletivo dos seus valores sociais, oferecendo insights valiosos sobre o modo de percepção de uma sociedade. O presente estudo objetivou analisar como públicos de regiões geográficas distintas interagem com representações iconográficas digitais; e se há compreensão, eficiência e satisfação pelos usuários. Quarenta indivíduos adultos, de duas regiões geográficas (‘N’ e ‘S’), simularam o uso e avaliaram (com escalas likert) ícones de “download”, “chat” e “envio de mensagem”. Os resultados indicam sutis diferenças de preferência entre os grupos ‘N’ e ‘S’, principalmente em relação à satisfação de uso e consequente eficiência da tarefa.

Palavras-chave: ícones; interface; satisfação

 

Abstract

The success of the digitisation of systems and services depends on the adequate coding and decoding of information, and the cultural characteristics of users are a factor that influences their interaction with digital media. Understanding representations of icons goes beyond visual recognition, it means deciphering the cultural and symbolic meanings they carry. When a group of people interpret an icon, it can collectively reveal deep layers of their social values, offering valuable insights into how a society perceives. The present study aimed to analyse how audiences from different geographical regions interact with digital iconographic representations; and whether there is understanding, efficiency and satisfaction by users. Forty adult individuals, from two geographical regions (‘N’ and ‘S’), simulated the use and evaluated (with likert scales) “download”, “chat” and “send message” icons. The results indicate subtle differences in preference between the ‘N’ and ‘S’ groups, mainly in relation to satisfaction of use and consequent task efficiency.

Keywords: icons; interface; satisfaction.

Autores

Erika Veras de Castro, Murilo Crivellari Camargo, José Angelo Barela e Luis Carlos Paschoarelli

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