Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O POSTO DE TRABALHO CARTEIRA ESCOLAR COMO OBJETO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA E DO DESIGN

Resumo
O presente artigo apresenta um modelo de aplicação científica e tecnológica da Ergonomia e do Design, no projeto de carteiras da pré-escola. A permanente presença deste objeto na educação infantil e sua influência na relação usuário / educação, fatores indicados por observações empíricas, constataram a necessidade desta aplicação. Desta maneira, a carteira da pré-escola passou a ser observada como um “Posto de Trabalho”, onde aspectos especialmente ligados a educação e a antropometria infantil, fundamentaram o problema; e uma revisão Histórica da aplicação da Ergonomia nos produtos de Design destinados ao público infantil, retrataram a importância deste trabalho. O desenvolvimento da pesquisa ergonômica, caracterizada pela investigação dos aspectos antropométricos e biomecânicos, resultaram em parâmetros dimensionais dos usuários e do mobiliário atualmente oferecido, dados relativos às necessidades educacionais, além das condições de posturas fisiológicas. Estes elementos foram correlacionados com aspectos da Revisão Bibliográfica, resultando numa série de recomendações para o projeto de carteiras da pré-escola. Tomando como referência o método de Design Ergonômico, desenvolveu-se uma nova proposta de carteira da pré-escola. A proposta é concluída com a síntese dos aspectos abordados.
Palavras-chave: design ergonômico, educação, pré-escola

Abstract
The present paper showed one model of the aplication scientific and technology of the Ergonomic and Design, in project of the preschool desk. The presence permanent this object in childish education and his influence in report usuary / education, favoured one empiric observation, the which indicated the necessity this aplication. This form, the preschool desk passed of to be observed what one “Work Station”, where aspects joint specialment of education and childsh anthropometry, founded the problem; and a Historic revision of the aplication of Ergonomic in Design product destined for the childsh public, portrayed the importance from this report. The development of one ergonômic research, caracterized through investigation of the anthropometric and biomechanics aspects, resulted in dimensional parameters of the usuary and the furniture affered actualyment, data relative for the educational needs, yonder condition of physiological posture. This elements go correlationed with aspects of the Bibliographic Revision, resultend at a row of recomendation for design of preschool desk. From then on, baseaded in a method of the Ergonomic Design, developed one new proposal of the preschool desk, yonder planning for implantation of the project. The report is concluded with the synthesis of the boarded aspects.
Keywords : ergonomic design, education, preschool

Autores

Luis Carlos Paschoarelli José Carlos Plácido da Silva

Baixe o Arquivo Completo