Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O LIVRO DIGITAL COMO EXTENSÃO DA OBRA LITERÁRIA / THE DIGITAL BOOK AS THE EXTENSION LITERARY

Resumo

Este artigo apresenta a análise da interface do livro digital, ou book app, Rio de Machado, desenvolvido para a divulgação e promoção do trabalho do escritor Machado de Assis. Realizar a presente análise teve como objetivo verificar de que modo o livro digital utiliza os elementos das mídias digitais para compor um conteúdo como extensão de obras literárias. Para tanto, o referencial teórico deste estudo foi construído com base nos autores que caracterizam as propriedades dos ambientes digitais, após esse entendimento foi possível situar o livro digital interativo como extensão da literatura. Na segunda parte, o artigo explicita os procedimentos metodológicos. A análise desenvolvida possui abordagem metodológica de caráter descritiva e qualitativa, para isso, utilizou as contribuições das autoras Murray (2003) Paul (2010). Por fim, os resultados são apresentados e discutidos. A partir das análises, foi possível evidenciar atributos que os livros digitais podem assumir para promover obras literárias e servir como extensão do conteúdo original dos exemplares.

Palavras-chave: design; livro digital; literatura; hipermídia.

 

Abstract

This article presents the analysis of the digital book interface, or book app, Rio de Machado, developed for the dissemination and promotion of the writer’s work Machado de Assis. Perform this analysis was to verify that the interactive digital book mode uses the elements of digital media to make content as an extension of literary works. For this, the theoretical framework of this study was built on the authors characterize the properties of digital environments so that after this understanding is possible to locate the interactive digital book as an extension of literature. In the second part, the article explains the methodological procedures. The analysis has methodological approach descriptive character, qualitative, for this, used the contributions of authors Murray (2003) Paul (2010). Finally, results are presented and discussed. From the analysis, it was possible to show attributes that interactive digital books can take to promote literary works and serve as an extension of the original works.

Keywords: design; ebook; literature; hypermedia.

Autores

Marcele Cassol Licht e Berenice Santos Gonçalves

Baixe o Arquivo Completo