Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O LEGADO DA ICONOGRAFIA DE EMORY DOUGLAS PARA OS MOVIMENTOS CONTEMPORÂNEOS DE LUTA PELA IGUALDADE RACIAL / THE LEGACY OF EMORY DOUGLAS ICONOGRAPHY FOR CONTEMPORARIES OF STRUGGLE FOR RACIAL EQUALITY

 

Resumo

Este artigo pretende estabelecer uma relação das ações mais recentes do movimento Black Lives Matter com a iconografia desenvolvida pelo designer californiano Emory Douglas entre os anos de 1966 e 1979 para o jornal periódico Black Panther, que segundo pesquisadores, em seu período de maior circulação chegou a uma tiragem de 139.000 exemplares por edição. Do ponto de vista gráfico, Douglas foi o principal responsável na elaboração do imaginário de luta black que se espalhou pela indústria do entretenimento. Cunhou diversas iconografias que influenciaram outros movimentos da contracultura. Imagens criadas no calor das manifestações sessentistas formaram uma estética aguerrida em que os desenhos eram produzidos utilizando técnicas semelhantes ao entalhe da madeira na produção de gravuras, potencializando a rigidez dos contrastes. Trabalhando com a composição de motivos que representavam a simbologia da revolução, estruturando uma identidade combativa que convocava a comunidade para o enfrentamento mental da condição de subalternidade.

Palavras-chave: design; linguagens visuais; ativismo; Panteras Negras; Black Lives Matter.

 

Abstract

The Black Matters and the Black Matrix Black Panther, In Search of the Most Years of 1966 and 1979 for the periodical newspaper a print run of 139,000 copies per edition. From a graphic standpoint, Douglas was responsible for the elaboration of the imagery of struggle that has spread throughout the entertainment industry. It coined diverse iconographies that influenced the movement of the counterculture. Images created in the heat of the experimental manifestations formed a sharp aesthetic in which the letters were printed using techniques similar to the carving of the wood in the production of engravings. Potentiating a stiffness of contrasts. Working with a composition of motifs that represented a symbolism of the revolution that generates a combative identity that summons a community to the mental confrontation of the condition of subalternity.

Keywords: black panthers; semiotics; design; Emory Douglas; Black Lives Matter.

Autores

Cláudio V.  Silva e Rita A. C. Ribeiro

Baixe o Arquivo Completo