Revista Educação Gráfica

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O FUTURO (SUSTENTÁVEL?) DA REVISTA IMPRESSA FEMININA NO BRASIL  / SUSTAINABLE FUTURE OF BRAZILIAN WOMAN’S MAGAZINE

Resumo

As revistas femininas impressas representaram, por muito tempo, a maior fonte de informação direcionada às mulheres. Entretanto, esta fatia do mercado editorial vem apresentando quedas sistemáticas desde 2010. A hipótese para esta mudança é que a popularização de aparelhos digitais e a ampliação do acesso à internet tenham sido fatores determinantes. Considerando esta retração do mercado, bem como os impactos ambientais causados no uso da revista impressa, seria possível discutir um novo panorama mais sustentável para o futuro da revista? O estudo mostra uma análise qualitativa sobre a viabilidade ambiental da revista feminina por meio do Diagrama de Estratégias de Ecodesign – DEE. Foram estudados também os agentes causadores de impactos ambientais dos processos de impressão e distribuição das revistas, bem como algumas mudanças de hábitos de leitura no país. Ao final do estudo, foram propostas algumas diretrizes de sustentabilidade ambiental, econômica e social para o produto.

Palavras-chave: revista feminina; sustentabilidade; mercado editorial.

 

Abstract

Woman’s printed magazines have been for a long time representing the main source of information designed especially to women. However, this share of the publishing market has shown systematic declines since 2010. The hypothesis for this change is that the popularization of digital devices and the expansion of internet access have been determining factors. Considering this decrease of the market, as well as the environmental impacts caused by the printing industry, it would be possible to discuss a new and more sustainable future for magazines? This study shows a qualitative analysis on the environmental viability of the women’s printed magazine through the Life Cycle Design Strategy. We also studied the environmental impacts of printing and distribution processes  and some relevant changes in reading habits. In the end, some possible guidelines were proposed to improve the profile of this product in the future, in terms of environmental, economic and social sustainability.

Keywords: woman’s printed magazines; sustainability; editorial market.

Autores

Angélica Nogueira Ferraz

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