Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O ENSINO DAS PROPORÇÕES, ESCALAS E MEDIDAS: A CONSCIÊNCIA CORPORAL COMO FUNDAMENTO PARA A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO ARQUITETÔNICO

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a relevância do ensino inter-relacionado das proporções, escalas e medidas para futuros arquitetos e urbanistas, a fim de se criar uma consciência corporal, imprescindível nos processos de projeto e de representação gráfica do espaço. Nesse sentido, a sensibilização dos arquitetos para o domínio das medidas e proporções do corpo humano se mostra fundamental para a compreensão da arquitetura da antiguidade clássica, renascentista e modernista, em que arquitetos se apoiaram nas teorias das proporções para ordenar o espaço e para garantir a harmonia entre as partes e o todo. Também, na contemporaneidade, assiste-se a uma retomada da representação do corpo humano, ainda que fragmentado ou desconstruído, como fonte de inspiração formal. Além de apresentar um referencial teórico sobre o tema, revelando aspectos históricos da representação do corpo, descreve-se a aplicação de um exercício desenvolvido no âmbito do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), bem como os resultados dessa experiência didática.

Palavras-chave: teoria das proporções; consciência corporal; escala humana; representação espacial; ensino; arquitetura.

 

Abstract

This paper aims to present the relevance of teaching proportions, scales and measures, in an interrelated way, for future architects and planners, in order to create a body awareness that is essential in the processes of design and graphical representation of space. In this sense, raising the awareness of architects for the field of measurements and proportions of the human body shows fundamental to understanding the architecture of Classical Antiquity, of Renaissance and of Modern Age, when architects adopted the theories of proportion to order the space and to ensure harmony between the parts and the whole. Also, in contemporary times, we are witnessing a resurgence of the representation of the human body, sometimes fragmented or deconstructed, as a source of formal inspiration. In addition to presenting a theoretical framework on the subject, revealing historical aspects of body representation, we describe the application of an exercise developed by the Course of Architecture and Urbanism of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), as well as the results of teaching experience.

Keywords: theory of proportions; body awareness; human scale; spatial representation; teaching; architecture.

 

Autores

Frederico Braida Rodrigues de Paula

Baixe o Arquivo Completo