Resumo
Como ferramenta de comunicação, os infográficos podem transmitir informações de modo sintético, rápido e atraente, por meio de representações visuais diagramáticas. Este artigo aborda o discurso persuasivo nos infográficos, tendo como foco principal a mensagem manifestada por meio dos elementos gráfico-visuais. Trata-se de uma análise dos atributos visuais dos infográficos, sob o ponto de vista da retórica visual. Os aportes teóricos encontram-se na Retórica do Design, de Almeida Junior; na Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts-Tyteca; nas propostas de classificação de recursos de retórica visual, de Fernández e Herrera; e nas obras sobre a Percepção Visual e Dataviz, de Ware e Few. Como caso exemplar, apresenta-se uma análise dos aspectos gráficos e retóricos do infográfico “A máquina de Cachoeira”, da 6ª Mostra Nacional de Infografia de 2012, o Infolide. Como conclusão, evidencia-se a presença de recursos retórico-visuais no desenvolvimento de infográficos, identificando-os como ferramentas utilizadas pelos designers para uma comunicação efetiva e convincente de suas mensagens.
Palavras-chave: infografia; retórica visual; persuasão; atributos visuais.
Abstract
As a communication tool, infographics can transmit information in a synthetic, fast and attractive way, through diagrammatic visual representations. This article deals with persuasive discourse in infographics, having as main focus the message manifested through the graphic-visual elements. It is an analysis of the visual attributes of infographics, from the point of view of visual rhetoric. The theoretical references of the research are the Rhetoric of Design, by Almeida Junior; the New Rhetoric, by Perelman and Olbrechts-Tyteca; the classification of visual rethoric, by Fernández and Herrera; and in research on visual perception and dataviz, by Ware and Few. As a special case, was made an analysis of graphics and rhetorical aspects of the infographic ‘A Máquina de Cachoeira’, from the 6th National Exhibition of 2012, Infolide. As a conclusion, the presence of rhetoric-visual resources in the development of infographics is evidenced, identifying them as tools used by designers for effective and convincing communication of their messages.
Keywords: infographics; visual rhetoric; persuasion; visual attributes.
Autores
Daniel Moura Nogueira, Frederico Braida e Vera Lucia Moreira dos Santos Nojima
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