Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O CÉU NA ARTE – UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO METEOROLÓGICA EM PINTURAS DE PAISAGEM DO SÉCULO XIX / THE SKY IN ART – AN ANALYSIS OF METEOROLOGICAL REPRESENTATION IN LANDSCAPE PAINTINGS OF THE 19TH CENTURY

 

Resumo

As pinturas de paisagens representam não só a relação do homem com o clima, mas também do homem com a sua própria percepção do céu e da natureza. A partir de uma análise formal de um determinado período histórico de obras de arte é possível visualizar as diferentes formas de representação segundo os autores e, assim, da própria relação do homem com o seu entendimento sobre as condições climáticas. O presente estudo analisa as pinturas de paisagens produzidas por John Constable, William Turner e Claude Monet, no período de 1800 até 1910, com foco na representação de elementos celestiais. Os resultados apontam que Constable e Turner tinham um interesse na representação do céu e de suas variações visuais, assim como existia uma possível diferença de percepção entre eles sobre a relação do homem com a natureza. Contudo, apesar de existir uma associação das obras de Constable e Turner com variações meteorológicas em estudos acadêmicos, os resultados indicam que não existe essa mesma associação temática com as obras de Monet.

Palavras-chave: história da arte; meteorologia; paisagem.

 

Abstract

Landscape paintings represent the relationship between man and the climate, but also between man and his own perception of the sky and nature. From a historical analysis of works of art it is possible to visualize changes in representation and, thus, in man’s own relationship with his climate understanding. Therefore, the following study seeks to analyze the landscape paintings produced by John Constable, William Turner and Claude Monet, in the period from 1800 to 1910, with a focus on the representation of celestial elements, through a systematic review. The results indicate that Constable and Turner were interested in the representation of the sky and its visual variations as well as a possible difference in perception between them regarding the relationship of man with nature. However, despite there being an association between the works of Constable and Turner with meteorological variations in academic studies, the results indicate that this same thematic association does not exist with the works of Monet.

Keywords: art history; meteorology; landscape.

Autores

Sofia Silva Agustinho e João Roberto Gomes de Faria

Baixe o Arquivo Completo