Revista Educação Gráfica

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METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA ARQUITETURA: O USO DO MENTIMETER / ACTIVE METHODOLOGY IN ARCHITECTURE TEACHING: THE USE OF MENTIMETER

 

Resumo

Neste artigo são apresentadas novas tecnologias e metodologias ativas, como o auxílio na educação e ensino, proporcionando práticas pedagógicas capazes de potencializar a capacidade do aluno nos ambientes de aprendizagem como auxílio na educação e ensino, proporcionando práticas pedagógicas capazes de potencializar a capacidade do aluno nos ambientes de aprendizagem. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é primeiramente analisar o uso da plataforma Mentimeter no ensino de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo, como metodologia ativa de ensino virtual. Objetiva-se também aplicar recursos tecnológicos no ensino remoto, usar estratégicas de gamificação para obter maior engajamento no processo de aprendizagem e por fim destacar a contribuição do uso de tecnologias digitais como forma de aprendizagem. Como processo metodológico, partiu-se de pesquisa bibliográfica sobre os temas em estudo. Num segundo momento, foi realizada a elaboração de um questionário de tipo fechado, de respostas diretas, na plataforma escolhida, Mentimeter, e por fim, realizou-se o procedimento prático de aplicação do questionário elaborado, seguido de análise e avaliação de resultados. Com isso, verificou-se que o emprego de recursos tecnológicos no ensino remoto e estratégias de gamificação, incentivam uma maior participação dos alunos em sala de aula. Ressalta-se a relevância destes estudos e a importância da constante atualização quanto às metodologias utilizadas no ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: aprendizagem; tecnologia; metodologia ativa; gamificação; mentimenter.

 

Abstract

This article presents new technologies and active methodologies as an aid in education and teaching, providing pedagogical practices capable of enhancing student capacity in learning environments. From this perspective, this article aims primarily to analyze the use of the Mentimeter platform in teaching undergraduate courses in Architecture and Urbanism as an active virtual teaching methodology. The objective is also to apply technological resources in remote teaching, use gamification strategies to obtain greater engagement in the learning process and finally highlight the contribution of using digital technologies as a form of learning. For the purposes of this study, bibliographic research was carried out on the topics under study. Secondly, a questionnaire was created on the chosen platform, Mentimeter, and finally, the practical part of applying the prepared questionnaire was carried out, followed by analysis and evaluation of results. Therefore, it appears that the use of technological resources in return teaching and gamification strategies encourage greater student participation in class. The relevance of these studies and the importance of constant updating regarding the methodologies used in teaching and learning are highlighted.

Keywords: learning; technology; active methodology; gamification; mentimenter.

Autores

Anaise Breda, Mylena KielingWinter, Andréa Quadrado Mussi e Caliane Christie Oliveira de Almeida Silva

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