Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

INVENTÁRIOS DE BENS CULTURAIS E DOCUMENTAÇÃO GRÁFICA: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA / CULTURAL GOODS INVENTORIES AND GRAPHIC DOCUMENTATION: A UNIVERSITY EXTENSION EXPERIENCE

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de extensão universitária resultante de convênio desenvolvido, em 2017, entre o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu e o Departamento do Patrimônio Histórico do Município de São Paulo, visando a realização de inventário de bens culturais nos bairros do Ipiranga e do Cambuci, com a finalidade de subsidiar seu tombamento definitivo. O objetivo do trabalho é relatar os procedimentos metodológicos adotados em consonância com os conceitos fundamentais que embasam as ações no campo da preservação do patrimônio cultural, com atenção especial à documentação gráfica que acompanha e complementa a pesquisa. Enfatiza o potencial cognitivo e didático desse tipo de documentação para a formação dos estudantes no processo pedagógico da pesquisa histórica, bem como nos inventários de bens passíveis de proteção, ressaltando, ainda, sua importância na compreensão da dimensão urbana dos imóveis selecionados para inventariação.

Palavras-chave: patrimônio arquitetônico e urbano; documentação gráfica; ambiência urbana.

 

Abstract

This article presents a university extension experience resulting from an agreement, established in 2017, between São Judas Tadeu University’s Course of Architecture and Urbanism and the São Paulo Municipal Department of Historic Heritage, aiming the realization of a cultural heritage inventory in Ipiranga and Cambuci Sao Paulo neighborhoods, with the purpose of supporting the definitive listing. The objective of this effort is to report the methodological procedures adopted in line with the fundamental concepts that reinforce the actions in the field of cultural heritage conservation, with special attention to the graphic documentation that accompanies and complements the research. It emphasizes the cognitive and didactic potential of this kind of documentation for students training in pedagogical process of historical research, as well as in the inventories of goods subject to protection, and emphasizes their importance in understanding the urban dimension of the selected real estate for inventory.

Keywords: architectural and urban heritage; graphic documentation; urban environment.

Autores

Andréa de Oliveira Tourinho,  Eneida de Almeida e Paula De Vincenzo Fidelis Belfort Mattos

Baixe o Arquivo Completo