Revista Educação Gráfica

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INTERFACES LÚDICAS E TANGÍVEIS PARA O DESENHO E INTERPRETAÇÃO DE PLANTA MOBILIADA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL /PLAYFUL AND TANGIBLE INTERFACES FOR THE DESIGN AND INTERPRETATION OF FURNISHED PLANTS: A SOCIOCULTURAL APPROACH

 

Resumo

A planta baixa mobiliada é um desenho facilitador para pensar e comunicar o espaço representado. Entretanto, há necessidade de um processo de aprendizagem para a sua estruturação e utilização. Este estudo trata de produzir e testar recursos de apoio à extensão universitária, dirigidos à aquisição da habilidade de interpretação deste tipo de desenho por usuários de habitação de interesse social (HIS). Os materiais e métodos empregados advém de experiências prévias com a produção de tecnologias sociais associadas à HIS e com a representação de patrimônio cultural. Os recursos produzidos envolvem interfaces tangíveis e foram caracterizados como jogos, físicos e digitais, com peças e regras para a interpretação e desenho de planta baixa mobiliada, sob a provocação de confrontar plantas de HIS com a de um casarão de interesse cultural. A dinâmica lúdica estabelecida foi observada frente às diretrizes do Plano Nacional de Política da Extensão Universitária e sob a pertinência de ser caracterizada como tecnologia social. Dentre os resultados tem-se a disponibilização de recursos lúdicos apropriados para as relações intergeracionais, interativas, colaborativas e formativas, dirigidas à socialização do conhecimento, à crítica aos padrões de soluções projetuais habitacionais e à atribuição de novos sentidos a um patrimônio cultural.

Palavras-chave: planta baixa mobiliada; extensão universitária; tecnologias sociais; habitação de interesse social; interface tangível; relações intergeracionais.

 

Abstract

The furnished floor plan is a design that facilitates thinking and communicating the space represented. However, there is a need for a learning process for its structure and use. This study aims to produce and test resources to support university extension, aimed at acquiring the ability to interpret this type of design by users of social interest housing (HIS). The materials and methods used come from previous experiences with the production of social technologies associated with HIS and with the representation of cultural heritage. The resources produced, which involve tangible interfaces, were characterized as games, physical and digital, with parts and rules for the interpretation and design of a furnished floor plan, under the provocation of confronting HIS plans with that of a mansion of cultural interest. The playful dynamic established were observed in accordance with the guidelines of the National Policy Plan for University Extension and under the pertinence of being characterized as social technology. Among the results is the provision of playful resources appropriate for intergenerational, interactive, collaborative and formative relationships, aimed at the socialization of knowledge, criticism of standards of housing design solutions and the attribution of new meanings to cultural heritage.

Keywords: : furnished floor plan; university extension; social technologies; social interest housing; tangible interface; intergenerational relations.

 

Autores

Adriane Borda, Karine Braga, Ana Cláudia Castanharo, Nathalia Maltzahn e Camila da Silva Porto

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