Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

IDENTIFICAÇÃO DE DIFICULDADES DOS ALUNOS DE ENGENHARIA NO ESTUDO DE SUPERFÍCIES EM GEOMETRIA DESCRITIVA / IDENTIFICATION OF ENGINEERING STUDENTS’ DIFFICULTIES IN SURFACES STUDY IN DESCRIPTIVE GEOMETRY

 

Resumo

O ensino de Geometria Descritiva (GD) perdeu espaço nos cursos de Engenharia, com prejuízo na aquisição de habilidades de representação e raciocínio lógico-espacial. Compreender as dificuldades dos alunos para propor soluções mais efetivas é necessário. Este estudo procura identificar dificuldades dos alunos para a aprendizagem do conteúdo de superfícies em GD, e avaliar o efeito do ensino remoto nessa disciplina. O estudo utiliza avaliações de turmas do ensino remoto emergencial (2020-2021) como fontes documentais. Os erros cometidos pelos alunos são usados como indicadores de problemas que podem impactar a aquisição das habilidades desejadas. Entre os principais problemas observados estão: a grande quantidade de elementos não representados e não nomeados; erros ligados à correspondência de elementos (dupla-projeção) na épura; visibilidade da superfície e interseções; e problemas para realizadas operações auxiliares. Os resultados sugerem, ainda, que houve perda de desempenho dos alunos durante o ensino remoto.

Palavras-chave: superfícies; geometria descritiva; ensino de engenharia.

 

Abstract

Descriptive Geometry (DG) has been losing ground in engineering curricula, with impairment in the acquisition of representation skills and logical-spatial reasoning. Understanding students’ difficulties to propose more effective solutions is necessary. This study aims to identify the main difficulties students have in learning the content of surfaces in DG, and to evaluate the effect of remote education in this subject. The study uses tests from emergency remote education classes (2020-2021) as documentary sources. Mistakes made by the students are used as indicators of problems that may impact the acquisition of the desired skills. Among the main problems observed are: the large number of unrepresented and unnamed elements; errors linked to double-projection; visibility of the surface and intersections; and problems performing auxiliary operations. The results also suggest that there was a loss of student performance during remote learning.

Keywords: surfaces; descriptive geometry; engineering study.

Autores

Ângela Maria Marx Estilo e Fábio Gonçalves Teixeira

Baixe o Arquivo Completo