Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

HIPERMÍDIA NA EDUCAÇÃO: APLICABILIDADE, TÉCNICAS E MÉTODOS A LUZ DO DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Resumo

Este artigo apresenta parte do processo de pesquisa desenvolvido durante o estágio de Pós-doutorado Junior/CNPq (2010-2012), que resultou em um material didático intitulado “Design, Educação e Tecnologia”, o qual recebeu o “Auxílio à Editoração” (APQ 3) – 2012.2 – Faperj, ara ser publicado em duas versões no formato de livro impresso e de livro digital. A citada pesquisa teve como foco o desenvolvimento de sistemas de hipermídia, reforçando a interação de sua práxis com a Educação e a sociedade no qual ele se insere. Com a consecução desse objetivo, espera-se fomentar o exercício da reflexão, do debate e da crítica, proporcionando ao profissional uma visão abrangente da área do Design e de suas possíveis aplicações à Educação. Esta pesquisa poderá contribuir não só para fornecer subsídios para o planejamento de sistemas de hipermídia, mas também para potencializar, com fins educacionais, as competências necessárias ao uso de múltiplas linguagens, promovendo uma melhoria nos padrões da Educação e tornando o aprendizado mais produtivo e interativo.

Palavras-chave: design em situações de ensino-aprendizagem; design da informação; design de interação e hipermídia.

 

Abstract

This essay traces part of the research process developed during the stage Postdoctoral Junior / CNPq (2010-2012), which resulted in a c pedagogical materials entitled “Design, Technology and Education”, which received the “Aid for Publishing” (APQ 3) – 2012.2 – Faperj, to be published in two versions in the form of printed book and e-book. The cited research focused on the development of hypermedia systems, enhancing its interaction with praxis Education and society in which it operates. With the achievement of this objective, it is expected to promote the exercise of reflection, debate and criticism, providing a comprehensive view of the professional area of Design and its possible applications to Education. This research can contribute not only to provide information for planning of hypermedia systems, but also to enhance, for educational purposes, the skills necessary to use multiple languages​​, promoting an improvement in standards of education and making learning more interactive and productive .

Keywords: design in situations of teaching and learning; information design; interaction design and hypermedia

 

Autores

Cristina Portugal

Baixe o Arquivo Completo