Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

GIT+: ESTUDOS DE CASOS MÚLTIPLOS SOBRE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE GRÁFICOS INSTRUCIONAIS TÁTEIS NAS IFES / GIT+: MULTIPLE CASE STUDIES ON THE DEVELOPMENT PROCESS OF TACTILE INSTRUCTIONAL GRAPHICS IN BRAZILIAN UNIVERSITIES

 

Resumo

Os Núcleos de Acessibilidade têm apoiado na permanência e aprendizagem de pessoas com deficiência visual através da produção de Gráficos Instrucionais Táteis (GIT). Porém, observa-se que essa produção comumente ocorre segundo processos de desenvolvimento empíricos que desconsideram princípios, métodos e ferramentas de projeto de GIT relevantes. O GIT+ apresenta-se como um framework projetual sistemático que considera o contexto de projeto nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar estudos de casos múltiplos contrastando dois processos de desenvolvimento de GIT no contexto de projeto dos Núcleos de Acessibilidade nas IFES – o processo usual do Incluir/UFRGS e o processo utilizando o GIT+. Apesar de o processo usual do Incluir/UFRGS permitir o desenvolvimento dos GIT, o processo utilizando o GIT+ trouxe maiores possibilidades para a equipe projetual através da aplicação de ferramentas específicas para os desafios de projeto encontrados. Dessa maneira, o GIT+ traz maior ênfase ao processo projetual, diminui a dependência do conhecimento tácito da equipe projetual, promove a qualidade, assim como uma cultura de melhorias com a aplicação contínua dessas ferramentas.

Palavras-chave: framework; gráficos instrucionais táteis; pessoa com deficiência visual; processo de desenvolvimento; projeto.

 

Abstract

The Accessibility Centers have supported the permanence and learning of the visually impaired through the production of Tactile Instructional Graphics (GIT). However, it is observed that this production commonly occurs according to empirical development processes that disregard relevant GIT design principles, methods and tools. GIT+ presents itself as a systematic project framework that considers the project context in Brazilian Federal Universities. Therefore, the objective of this work is to present multiple case studies comparing two GIT development processes in the context of the Accessibility Centers projects at Brazilian Universities – the usual process used at Incluir/UFRGS and the process using the GIT+ framework. Although the usual process allows the development of GIT, the other process using the GIT+ brought greater possibilities to the project team through the application of specific tools for the project challenges encountered. In this way, GIT+ brings greater emphasis to the design process, reduces dependence on the tacit knowledge of the design team, promotes quality, as well as a culture of improvements with the continuous application of these tools.

Keywords: framework, tactile instructional graphics, visually impaired; development process; project.

Autores

Felipe Schneider Viaro e Régio Pierre da Silva

Baixe o Arquivo Completo