Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

FATORES ENVOLVIDOS NA ALFABETIZAÇÃO EM DESENHO NA ÁREA PROJETUAL: DISCUSSÃO POR MEIO DO USO DA TÉCNICA GRUPO FOCAL / FACTORS INVOLVED IN DRAWING LITERACY IN THE DESIGN AREA: DISCUSSION THROUGH THE USE OF THE FOCUS GROUP TECHNIQUE

 

Resumo

Este estudo exploratório tem como objetivo entender alguns dos fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual. Faz parte de uma pesquisa de doutorado que tem entre seus objetivos compreender a alfabetização em desenho na área projetual (arquitetura, design e engenharia) e identificar estratégias de ensino em cursos de graduação nessa área. Aplicou-se a técnica grupo focal com o intuito de compreender como professores de desenho percebem a alfabetização em desenho, especificamente a percepção da forma tridimensional, relacionada com a inteligência espacial. Essa técnica foi utilizada para levantar percepções e proporcionar reflexões a partir de depoimentos. Foram convidados professores de universidades privadas e públicas, com formações diversas e atuação em diferentes cursos, para discutir questões pontuais. Como resultado, encontrou-se que as preocupações e reflexões sobre as dificuldades no ensino do desenho dos professores convergem. Além disso, elencaram-se algumas estratégias de ensino, que atendem a alfabetização em desenho na área projetual, e destacaram-se os fatores relevantes para discutir o assunto. Esses resultados contribuirão para o andamento da pesquisa de doutorado da primeira autora sob a orientação da última autora.

Palavras-chave: alfabetização em desenho; percepção espacial; motivação; percepção da forma; grupo focal.

 

Abstract

This study, characterized by a qualitative and exploratory nature, aims to understand the factors involved in drawing literacy within design courses. It is part of a doctoral research whose partial goals are to understand drawing literacy in design areas (architecture, design and engineering) and to identify teaching strategies practiced among undergraduate courses in this field. A focus group was conducted to comprehend how drawing professors perceive drawing literacy, specifically the three-dimensional shape perception, related to spatial intelligence. The focus group technique was used to raise perceptions and promote reflections from testimonials. Professors who graduated in different majors and have experience teaching different drawing disciplines in design courses, at private and public universities, were invited to discuss specific issues regarding the subject. As a result, it was found a convergence between their concerns and reflections on difficulties teaching in those contexts. Thus, some teaching strategies focused on drawing literacy were identified, as well as relevant factors to discuss the topic. These results will contribute to the first author’s doctoral research under the supervision of the fourth author.

Keywords: drawing literacy; spatial perception; motivation; shape perception; focus group.

 

Autores

Simone Melo da Rosa, Bruna Luz Vieira, Júlio van der Linden, Branca Freitas de Oliveira e Underléa Miotto Bruscato

Baixe o Arquivo Completo