Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

EXPOGRAFIA DE LINA BO BARDI: UMA ABORDAGEM DO DESENHO À ARQUITETURA EXPOSITIVA / EXPOGRAPHY OF LINA BO BARDI: AN APPROACH FROM DESIGN TO EXPOSITIVE ARCHITECTURE

 

Resumo

Este artigo é um estudo sobre o desenho da arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi, artista italiana que escolheu o Brasil para viver e desenvolver seu trabalho. Pretende-se investigar sua produção, legado e influências do modernismo europeu que contribuíram significativamente não somente para a sua formação, mas também para a ampliação do conhecimento no campo museográfico. Interessa compreender as particularidades dos desenhos de suas experimentações e arranjos expositivos nos quais concilia sua formação aos processos de criação, em contato com o repertório e os meios de expressão popular. Foi realizada uma seleção de espaços expositivos idealizados, projetados e desenhados por ela contemplando desde a organização do acervo da primeira sede do Museu de Artes de São Paulo, o MASP, passando pela proposta dos célebres cavaletes de vidros projetados para o acervo permanente. Os resultados apontam para a compreensão dos caminhos percorridos pela arquiteta pautados no compromisso com o moderno e a cultura popular.

Palavras-chave: arte; arquitetura; expografia; exposição

 

Abstract

This article is a study about the design exhibition architecture of Lina Bo Bardi, Italian artist who chose this country to live and develop their work. Intended to investigate the production, legacy and influences of European modernism that contributed not only to her formation but also for enlargement of knowledge in the museographic field. Interesting to understand the peculiarities and particularity of her design experiments and exhibition arrangements in which conciliate the modernism formation to the creation processes in contact with the repertory and the means of popular expression. A selection of exhibition spaces idealized by her representative of the initial production in Brazil contemplating since the organization of the first headquarters of the São Paulo Museum of Arts passing through the proposal of the famous glass trestles designed for the permanent collection. The results point to an understanding of the traveled paths by the architect based on the commitment to the modern and popular culture.

Keywords: art; architectures; expographics; exhibition

 

Autores

Gêgela S. Penarotti de Lima e Eneida de Almeida

Baixe o Arquivo Completo