Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

EXPERIMENTO TIPOGRÁFICO: ADAPTAÇÃO DO TESTE DE SNELLEN / TYPOGRAPHIC EXPERIMENT: ADAPTATION OF THE SNELLEN TEST

 

Resumo

O presente artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado que objetiva identificar características anatômicas tipográficas que facilitem o reconhecimento das letras por idosos, almejando resultados que possam proporcionar melhorias tipográficas nos artefatos gráficos usados no ensino dos idosos. Assim, é apresentado neste estudo os dados referentes à segunda etapa da pesquisa, que consiste na identificação dos problemas visuais dos participantes e a adaptação e realização do Teste de Snellen. Para a adaptação da Escala Optométrica de Snellen utilizou-se os tipos catalogados na primeira etapa (Análise Tipográfica) da pesquisa, estes agrupados por suas características em três grupos distintos, Serifados, Sem Serifa e Manuscritos. Participaram desta etapa da pesquisa 36 idosos divididos em 3 grupos, cada grupo realizou o teste de Snellen com um grupo tipográfico. Com os dados foi possível identificar os tipos que tiveram os melhores e piores desempenho nesta fase, indicando possíveis características anatômicas tipográficas que facilitam a identificação das letras pelos idosos. Além disso, identificou-se as limitações visuais que acometem os participantes. Todavia, os dados apresentados são iniciais e servirão de diretrizes para as análises das próximas etapas.

Palavras-chave: design gráfico; tipografia; terceira idade; problemas da visão; teste de snellen.

 

Abstract

This paper is part of a master’s research that aims to identify typographic anatomical characteristics that facilitate the recognition of letters by the elderly, aiming at results that can provide typographic improvements in graphic artifacts used in teaching the elderly. Thus, this study presents the data referring to the second stage of the research, which consists of identifying the participants’ visual problems and adapting and performing the Snellen Test. For the adaptation of the Snellen Optometric Scale, the types cataloged in the first stage (Typographic Analysis) of the research were used, which were grouped by their characteristics into three distinct groups, Serif, Sans Serif and Manuscripts. Participated in this stage of the research 36 elderly people divided into 3 groups, each group performed the Snellen test with a typographic group. With the data, it was possible to identify the types that had the best and worst performance in this phase, indicating possible typographic anatomical characteristics that facilitate the identification of letters by the elderly. In addition, the visual limitations that affect the participants were identified. However, the data presented are initial and will serve as guidelines for the analysis of the next steps.

Keywords: graphic design; typographic; elderly; vision problems; snellen test

Autores

Arthur José Silva Marques, Lívia Flávia de Albuquerque Campos e Cassia Cordeiro Furtado

Baixe o Arquivo Completo