Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ESPÉCIES QUE FLUTUAM: A ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA COMO EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR / FLOATING SPECIES: SCIENTIFIC ILLUSTRATION AS A TRANSDISCIPLINARY EXPERIENCE

 

Resumo

O artigo é um relato de experiência realizado durante o estágio pós-doutoral no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE), nos dois semestres de 2019 e no primeiro semestre de 2020. O estágio teve como tema de pesquisa o uso da ilustração científica como experiência transdisciplinar entre os cursos de graduação em biologia, ecologia, artes visuais e design. Aconteceu em dois locais, na UNESP no campus de São José do Rio Preto e na UFPB no campus de João Pessoa e no de Rio Tinto. As ações nas duas universidades contemplavam uma oficina de ilustração científica, uma visita técnica em local de pesquisa científica e uma exposição. O objetivo foi o estudo prático transdisciplinar entre áreas das ciências biológicas e da terra e das áreas artísticas ligadas as linguagens visuais, se utilizando da ilustração científica e de seu repertório gráfico para a realização de propostas artísticas contemporâneas. O estágio alcançou os objetivos e pode constatar que na aplicação das três ações conjuntas, além da transdisciplinaridade também contemplou o ensino a pesquisa e a extensão.

Palavras-chave: ilustração científica; artes visuais; arte e ciência; arte e biologia; ensino de desenho

 

Abstract

The article is an experience report carried out during the postdoctoral internship at the Associated Program of Graduate Studies in Visual Arts (PPGAV UFPB / UFPE), in the two semesters of 2019 and in the first semester of 2020. The internship had as research theme the use of scientific illustration as a transdisciplinary experience among undergraduate courses in biology, ecology, visual arts and design. It took place in two locations, at UNESP, on the São José do Rio Preto campus and at UFPB, on the João Pessoa campus and on the Rio Tinto campus. The actions at the two universities included a scientific illustration workshop, a technical visit to a scientific research site and an exhibition. The objective was to carry out a transdisciplinary practical study between areas of biological and earth sciences and artistic areas linked to visual languages, using scientific illustration and its graphic repertoire to carry out contemporary artistic proposals. The internship achieved the objectives and can see that in the application of the three joint actions, in addition to transdisciplinarity, teaching, research and extension were also included.

Keywords: scientific illustration; visual arts; art and science; art and biology; drawing teaching

Autores

João Henrique Lodi Agreli e Luciene Lehmkuhl

Baixe o Arquivo Completo