Revista Educação Gráfica

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EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: DESIGN ATIVISTA NA PROTOTIPAÇÃO DE JOGOS/ ANTI-RACIST EDUCATION: ACTIVIST DESIGN IN GAME PROTOTYPING

 

Resumo

O enfrentamento ao racismo na sociedade contemporânea é complexo e requer uma abordagem multidimensional, na qual a educação pode ser um dos pilares na mudança de paradigmas, como reforçado na promulgação da Lei 10.639/03, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas do Brasil. Nesta pesquisa, buscou-se na abordagem do Design Ativismo para contribuir com o movimento antirracista em sala de aula, com o processo de cocriação de jogos analógicos sobre o tema. Através do Design Participativo (PD), desenvolveu-se a prototipação de jogos como ferramentas de discussão e combate ao racismo, em colaboração com os atores sociais do ambiente escolar de uma escola pública estadual do Maranhão. Como resultado, apresenta-se a análise que descreve as etapas e encontros, com ênfase nas ferramentas utilizadas para a mediação e nas discussões desencadeadas a partir delas. Enfatiza-se, ainda, o desenvolvimento dos protótipos de jogos cocriados com estudantes e as percepções de professor e alunos sobre o processo de design e o conhecimento adquirido a partir dele.

Palavras-chave: design ativismo; design participativo; antirracismo; lei 10.639/03.

 

Abstract

Confronting racism in contemporary society is complex and requires a multidimensional approach, in which education can be one of the pillars in changing paradigms, as reinforced by the enactment of Law 10.639/03, which made the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture mandatory in Brazilian schools. In this research, we looked to the Design Activism approach to contribute to the anti-racist movement in the classroom, with the process of co-creating analog games on the subject. Through Participatory Design (PD), games were prototyped as tools for discussing and combating racism, in collaboration with social actors in the school environment of a state public school in Maranhão. As a result, the analysis describing the stages and meetings is presented, with an emphasis on the tools used for mediation and the discussions triggered by them. Emphasis is also placed on the development of game prototypes co-created with students and the perceptions of teachers and students about the design process and the knowledge acquired from it.

Keywords: design activism; participatory design; antiracism; law 10.639/03.

Autores

Carlos Haide Sousa Santos e Raquel Gomes Noronha