Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN E DALTONISMO: UMA ANÁLISE DA COR NOS ELEMENTOS GRÁFICOS NOS PROJETOS DE ROGÉRIO DUARTE / DESIGN AND COLOURBLINDNESS, AN ANALYSIS OF COLOUR IN THE GRAPHIC ELEMENTS OF ROGÉRIO DUARTE’S PROJECTS

 

Resumo

Poucos projetos de design contemplam o usuário daltônico. Projetar para este público apresenta desafios significativos devido a diversidade de variantes da visão com discromatopsia. O Guia de Acessibilidade Cromática desenvolvido por Thiovane Pereira pretende preencher esta lacuna. Neste sentido, essa pesquisa tem como objetivo testar as soluções do Guia através da análise cromática dos trabalhos de Rogério Duarte, renomado designer brasileiro. Para isto, foram adotados como procedimentos metodológicos: a simulação das visões daltônicas pelo Coblis e a análise destas através dos fundamentos do design de Lupton e Phillips. Em sequência foi realizado um confronto entre os princípios do Guia de acessibilidade cromática e as análises levantadas. Como resultado, dois dos quatro princípios propostos por Thiovane foram validados positivamente, e o método de análise por meio da simulação de peças gráficas demonstrou ser positivo para testes de validação, legibilidade e descobertas cromáticas. Desta forma, o trabalho contribui para a pesquisa acadêmica no campo teórico do Design acessível.

Palavras-chave: daltonismo; guia de acessibilidade; simulador; design gráfico; Rogério Duarte

 

Abstract

There is a certain lack of interest on the part of designers in designing for the color blind due to the diversity of vision variants with dyschromatopsia. The Chromatic Accessibility Guide developed by Thiovane Pereira aims to fill this gap. The aim of this research is to test the Guide’s solutions through chromatic analysis of the work of simulation of color-blind visions by Coblis and their analysis using the design fundamentals of Lupton and Phillips. A comparison was then made between the principles of the Guide to Color Accessibility and the analyses carried out. As a result, two of the four principles proposed by Thiovane were positively validated, and the method of analysis through the simulation of graphic pieces proved to be positive for validation tests, readability and chromatic discoveries. In this way, the work contributes to academic research in the theoretical field of Accessible Design.

Keywords: color blindness; accessibility guide; simulator; graphic design; Rogério Duarte

Autores

Josefa Joyce Oliveira da Silva, Douglas Ferreira dos Santos, Hércules Manoel Silva Monteiro e Lucas José Garcia

Baixe o Arquivo Completo