Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN COM IDENTIDADE: POR MEIO DE ESTUDOS SÓCIOCULTURAIS E DOS SIGNOS

Resumo
Vivemos em um país constituído por várias culturas e cada uma apresenta uma identidade visual, por meio de signos e símbolos. Apesar de o design estar ligado, desde sua gênese ao conceito usado hoje em dia, tem como fator principal atender mais amplamente possível às necessidades das pessoas, assim deve buscar o desenvolvimento de produtos que atendam os requisitos simbólicos, de uso técnico das pessoas, considerando em seus estudos a identidade local, a herança do produto e a diversidade cultural encontrada. Nesse contexto existe a possibilidade do uso da cultura e da antropologia, como ferramentas para o designer, que pode identificar o meio e dar características visuais do local ao objeto, com uso da Gestalt, como fator de significação e percepção visual. Torna o processo de sistematização, uma fonte de informações de um grupo, no espaço e no tempo vivido, levando à rápida identificação do mesmo. Objeto esse que pode criar interface com a sociedade a que pertence, que pode exercer função social, que comunique idéias e impressões.
Palavras-chave: design e cultura, gestalt, design e identidade.

Abstract
We live in a Country based on many different cultures and each one of them presents a visual identity, thought sings and symbols. It is in this context there is the possibility of using the culture and anthropology as tools for the designer, who can identify the environment and give its characteristics to the object. The Designer then uses the Gestalt as a factor of meaning and visual perception, turning this process into systematization, a source of group information, in the time and space they lived. This way, the creation process of a product with sociocultural relations leads to a quick identification of the same. This object can interact with the society in which it belongs to. It can perform a social function, communicate ideas and impressions, be a fruit of a functional and intellectual process.
Keyword: design and culture, gestalt, design and identity.

Autores

Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de Castro Marizilda dos Santos Menezes

Baixe o Arquivo Completo