Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN-AIDED SCIENCE: O DESIGNER COMO PROMOTOR DE TECNOLOGIAS 3D PARA INOVAÇÃO EM PESQUISA CIENTÍFICA /DESIGN-AIDED SCIENCE: DESIGNER AS A PROMOTER OF 3D TECHNOLOGIES FOR INNOVATION IN SCIENTIFIC RESEARCH

 

Resumo

As tecnologias 3D têm revolucionado tanto na busca por soluções de projeto quanto na geração de conhecimento na pesquisa científica. Por intermédio delas, o designer e o cientista possuem potencial para colaborarem no desenvolvimento e geração de novos conhecimentos. Este trabalho aborda como a participação ativa do designer pode levar a resultados inovadores para a ciência, principalmente em campos clássicos. A forma de trabalho do designer e do cientista é discutida, com relação aos seus objetivos e meios de resolução de problemas. São descritos exemplos de tecnologias 3D para representação visual e física em seu estado da arte, como a microtomografia de raios X, análise por elementos finitos e manufatura aditiva, mostrando o seu potencial para aplicação científica, com exemplo na área da botânica. Por fim, é apresentado o conceito de Design-Aided Science, em que é destacado como a ciência auxiliada pelo design pode ser impulsionada pela aplicação de tecnologias 3D na obtenção de resultados inovadores.

Palavras-chave: tecnologia; microtomografia; elementos finitos; impressão 3D; botânica.

 

Abstract

3D technologies have revolutionized both the search for design solutions and the generation of knowledge in scientific research. Through them, the designer and the scientist have the potential to collaborate in the development and generation of new knowledge. This work addresses how the designer’s active involvement can lead to innovative results for science, especially in classical fields. Designer and scientist way of working is discussed, with respect to their goals and means for problem-solving. Examples of state-of-the-art 3D technologies for visual and physical representations are described, such as X-ray microtomography, finite element analysis, and additive manufacturing, showing their potential for scientific application, for example in plant sciences. Finally, the concept of Design-Aided Science is presented, in which it is highlighted how 3D technologies can be used for obtaining innovative results.

Keywords: technology; microtomography; finite elements; 3D printing; botany.

Autores

Felipe Luis Palombini, Júlio Carlos de Souza van der Linden, Jorge Ernesto de Araujo Mariath e Branca Freitas de Oliveira

Baixe o Arquivo Completo