Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DE SMARTPHONE PARA WORKAHOLICS / DEVELOPMENT OF A SMARTPHONE APPLICATION FOR WORKAHOLICS

 

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo a criação de um aplicativo para smartphone que auxilie os indivíduos workaholics a terem uma melhor qualidade de vida. Para tanto, foi empregada a combinação de um método de pesquisa – Design Science Research (DSR) – com um método projetual – Duplo Diamante. Os instrumentos de coleta de dados utilizados no método de pesquisa são a revisão bibliográfica e entrevista, e as ferramentas do método projetual são a entrevista, personas, protótipo e feedback. A motivação deste estudo é relacionada as fortes consequências negativas do workaholism para o indivíduo e pessoas próximas, e ao potencial positivo do design gráfico em encontrar soluções para este tema. Como resultado, tem-se a criação de um protótipo de alta fidelidade, com o uso adequado do UX/UI, que serve de base teórica e prática para futuros pesquisadores e que auxilie os workaholics a viverem melhor.

Palavras-chave: workaholics; UX/UI; aplicativo; smartphone.

 

Abstract

This research aims to create a smartphone application that helps workaholic individuals to have a better quality of life. Therefore, a combination of a research method – Design Science Research (DSR) – with a design method – Double Diamond was used. The data collection instruments used in the research method are a literature review and interview, and the design method tools are an interview, personas, prototype and feedback. The motivation of this study is related to the strong negative consequences of workaholism for the individual and people close to him, and the positive potential of graphic design in finding solutions to this theme. As a result, a high-fidelity prototype was created, with the proper use of UX/UI, which serves as a theoretical and practical basis for future researchers and that helps workaholics to live better.

Keywords: workaholics; UX/UI; application; smartphone.

Autores

Daniel Sassame Toledo e Daniel de Salles Canfield

Baixe o Arquivo Completo