Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESENVOLVIMENTO DE FLUXOGRAMAS TÁTEIS A PARTIR DE DIAGRAMAS DE ANÁLISE DE PROJETO ARQUITETÔNICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM AULAS PRÁTICAS / DEVELOPMENT OF TACTILE FLOWCHARTS FROM ARCHITECTURAL PROJECT ANALYSIS DIAGRAMS: REPORT OF AN EXPERIENCE IN PRACTICAL CLASSES

 

Resumo

Este trabalho investigou o potencial de conversão de diagramas de análise de projetos de arquitetura em mapas táteis – fluxogramas e diagramas – de um estudo preliminar, que podem ser reaproveitados para prototipação de instrumentos táteis. Foram desenvolvidas dinâmicas em aulas práticas de arquitetura, que serviram de base para o desenho de fluxogramas táteis. Os resultados ainda são preliminares, mas verificou-se impacto direto no processo de projeto de estudantes de arquitetura e urbanismo.

Palavras-chave: orientação espacial; fluxogramas táteis; mapas táteis.

 

Abstract

This work investigated the potential of converting architectural design analysis diagrams into tactile maps – flowcharts and diagrams – from a preliminary study, that can be reused for prototyping tactile instruments. Dynamics were developed in practical architecture classes, which served as a basis for the design of tactile flowcharts. The results are still preliminary, but there was a direct impact on the design process of architecture and urbanism students.

Keywords: spatial orientation; tactile flowcharts; tactile maps.

Autores

Carlos Alberto Cenci Junior, Letícia Bernardinetti, Marcelo Perissinotti, Adriana de Oliveira Moura e Nubia Bernardi

Baixe o Arquivo Completo