Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DA FUNÇÃO À EMOÇÃO: A ETNOGRAFIA COMO MÉTODO PARA A HUMANIZAÇÃO DE PROJETOS DE DESIGN / FROM FUNCTION TO EMOTION: ETHNOGRAPHY AS A METHOD FOR THE HUMANIZATION OF DESIGN PROJECTS

Resumo

Imerso em um cenário estático e linear, os primórdios do design moderno foram influenciados por métodos projetuais racionais que visavam os valores objetivos dos produtos. Porém, o estabelecimento de um novo e complexo cenário fez com que as qualidades técnicas e funcionais dos produtos fossem facilmente equiparadas. Consequentemente passou-se a conferir, por meio de estratégias projetuais, valores intangíveis aos produtos. Tal fato, levou o design a confluir com áreas que compõem o âmbito do comportamento humano e dos fatores psicológicos que até então eram poucos considerados na concepção dos artefatos. Assim sendo, recentemente o design vem se aproximando da antropologia, especificamente, do método etnográfico já que ele permite melhor compreensão da subjetividade dos indivíduos. Esse artigo, a partir de uma pesquisa exploratória e uma revisão de literatura, verificou como que os métodos etnográficos vêm beneficiando os projetos de design, no que diz respeito a compreensão dos valores subjetivos dos usuários.

Palavras-chave: etnografia; projetos de design; subjetividade; antropologia; métodos projetuais.

 

Abstract

Immersed in a static and linear scenario, the beginnings of modern design were influenced by rational design methods that aimed at the objective values ​​of products. However, the establishment of a new and complex scenario made the technical and functional qualities of the products easily assimilated. Consequently, it was possible to confer intangible values ​​to the products through projective strategies. This fact led the design to converge with areas that make up the scope of human behavior and the psychological factors that until then were few considered in the design of the artifacts. Thus, recently the design has been approaching anthropology, specifically, the ethnographic method since it allows a better understanding of the subjectivity of individuals. This article, based on an exploratory research and a review of the literature, has verified how ethnographic methods have benefited design projects, in terms of understanding the subjective values ​​of users.

Keywords: ethnography; design projects; subjectivity; anthropology; design methods.

Autores

Felipe Machado de Souza, Sharlene Melanie Martins de Araújo e Francisco Antonio Pereira Fialho

Baixe o Arquivo Completo