Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

CUADERNOS DE MEDELLÍN: O DESIGN GRÁFICO COMO DISPOSITIVO CARTOGRÁFICO E O ZINE COMO PLATAFORMA PARA NARRATIVAS DO CORPO FEMININO NA URBE / CUADERNOS DE MEDELLÍN: THE GRAPHIC DESIGN AS A CARTOGRAPHIC DEVICE AND THE ZINE AS A PLATFORM FOR NARRATIVES OF THE FEMALE BODY IN THE CITY

Resumo

Este artigo versa sobre um processo criativo vivido na residência artística Platohedro em Medellín, Colômbia, que deu origem a um zine impresso, realizado de maneira colaborativa. Partimos de premissas transdisciplinares tanto na metodologia, quanto nos parâmetros de análise do material criado, buscando imbricamentos entre arte, design gráfico e etnografia. O texto busca, em grande medida, ser o relato de um método que se configurou no próprio fazer, de caráter eminentemente prático, se constituindo, portanto, de um processo de pesquisa cartográfico. Buscamos demonstrar, no percurso de investigação, o entrelaçamento dos campos citados, que se alinha às discussões emergentes sobre os alargamentos ontológicos das disciplinas no momento histórico atual. Por fim, refletimos sobre as possíveis contribuições de um processo como este na discussão sobre decolonialidade, feminismo e micropolítica.

Palavras-chave: arte; design gráfico; etnografia; educação; cartografia; transdisciplinaridade

 

Abstract 

This article is about a creative process lived in the artist-in-residence program of Platohedro, in Medellín, Colombia, which gave rise to a printed zine, built in a collaborative way. We start from transdisciplinary premises both in the methodology and in the parameters of analysis of the material created, seeking interlinkages between art, graphic design and ethnography. The text seeks, to a great extent, to be a report of a method that was configured in the making itself, eminently practical, being therefore a process of cartographic research. We try to demonstrate, in the investigation path, the interweaving of the mentioned fields, which is aligned to the emerging discussions about the ontological enlargements of the disciplines in the current historical moment. Finally, we reflect on the possible contributions of a process like this in the discussion on decoloniality, feminism and micropolitics.

Keywords: art; graphic design; ethnography; education; cartography; transdisciplinarity

Autores

Vânia Medeiros Moreira e Lara Leite Barbosa

Baixe o Arquivo Completo