Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

CORRELAÇÕES ENTRE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E PROJETO NA ERA DIGITAL / CORRELATIONS BETWEEN GRAPHIC REPRESENTATION AND DESIGN IN THE DIGITAL AGE

 

Resumo

A representação gráfica foi totalmente manual e tornou-se predominantemente digital, constituindo ferramenta fundamental para projetos técnicos e modelagens precisos. A contribuição e impacto na prática profissional e ensino que a introdução de meios digitais com novas relações na representação gráfica e projeto de Arquitetura, Design e Engenharia geraram, questionam a subsistência da representação gráfica tradicional. O trabalho objetiva compreender como a transposição do tradicional ao digital nas diferentes fases, CAD 2D e 3D, impactou o ensino de graduação e quais as perspectivas futuras com introdução do BIM. A metodologia considerou o caráter exploratório da pesquisa na identificação das relações intrínsecas de introdução dos sistemas digitais nas disciplinas de desenho com reflexos em projeto. Seguiu cinco etapas: pesquisa bibliográfica incluindo legislação profissional e educacional, análise amostral de estruturas pedagógicas, visão docentes, evidencias da transposição convencional-digital e caracterização de relação causa-efeito pela introdução da representação digital. O resultado reconheceu vínculo recíproco entre legislação profissional e educacional, importância da atuação do professor, novas possibilidades ao construir virtualmente e não somente representar e a desejável manutenção de abordagem híbrida: representação digital com intervenções manuais.

Palavras-chave: representação gráfica digital; projeto, arquitetura, design, engenharia.

 

Abstract

The graphic representation was completely manual and became predominantly digital, constituting a fundamental tool for technical projects and precise modeling. The contribution and impact on professional practice and teaching that the introduction of digital media with new relationships in graphic representation and Architecture, Design and Engineering projects generated, question the subsistence of traditional graphic representation. The work aims to understand how the transposition from traditional to digital in the different phases, 2D and 3D CAD, impacted undergraduate education and what the future prospects are with the introduction of BIM. The methodology considered the exploratory nature of the research in identifying the intrinsic relationships of introducing digital systems into design disciplines with impacts on design. It followed five steps: bibliographical research including professional and educational legislation, sample analysis of pedagogical structures, teachers’ vision, evidence of conventional-digital transposition and characterization of the cause-effect relationship through the introduction of digital representation. The result recognized a reciprocal link between professional and educational legislation, the importance of the teacher’s performance, new possibilities when constructing virtually and not just representing, and the desirable maintenance of a hybrid approach: digital representation with manual interventions.

Keywords: digital graphic representation; architecture, design, engineering.

Autores

Gogliardo V. Maragno, Ivan L. de Medeiros e Henrique J. S. Coutinho

Baixe o Arquivo Completo