Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

AS RAÍZES DA IDENTIDADE DO DESIGN NO BRASIL COLONIAL A PARTIR DA CÉDULA MONETÁRIA DE QUINHENTOS CRUZEIROS DE ALOISIO MAGALHÃES / THE DESIGN’S ORIGINS IN COLONIAL BRAZIL FROM THE FIVE HUNDRED CRUZEIROS OF BRAZILIAN DESIGNER ALOISIO MAGALHÃES

 

Resumo

Buscamos identificar nos símbolos numismáticos da cédula dedicada à comemoração dos 150 de Independência do Brasil de Aloisio Magalhães indícios de contraste e pertencimento entre as matrizes étnicas e culturais, e sua miscigenação, integrantes de nossa identidade. O conjunto de questões se desdobra a partir da problemática central: as imagens da cédula comemorativa representam simbolicamente nosso passado histórico sob aspectos factuais? Supomos que o resgate de nossa identidade ancestral adormecida, que repousa na memória imaterial e material, nos objetos de nosso patrimônio e nos frágeis registros documentais do espólio de homens e mulheres da colônia, possa apontar caminhos em resposta às indagações sobre quem somos nós. E, por decorrência, às raízes da identidade do design brasileiro. Neste contexto, para compreendermos as especificidades da identidade brasileira, focamos nossa atenção no estudo entre as ideologias nacionalistas conservadoras do século XIX, em contraste com as ideologias progressistas do XX e, em relação a estas últimas, as contribuições da Nova História na busca desse resgate da identidade das raízes do design brasileiro.

Palavras-chave: teoria do design; design, arte e artesanato luso-brasileiro; Aloisio Magalhães; identidade nacional; nova história do Brasil.

 

Abstract

We intend to identify on the symbols in the bank note of the 150 years of Brazil independence, designed by Aloisio Magalhães, the signs of contrast and belonging between the ethnic and cultural matrices, its miscegenation, that are members of our identity. The questions’ group expands from the central problematic: Can the commemorative bank note’s images to describe symbolically the factual aspects of our historic past? As a hypothesis, we assume that our beloved ancestral identity, which rests in the material and immaterial memory, on objects of our heritage and on the inscriptions in documents of colony about men and women’s assets, can suggest paths for questions about who we are. In addition, as a result, about the Brazilian design’s origins. In this context, for us understand the Brazilian identity’s characteristics, we focus our attention about the study between conservative nationalist ideologies in century XIX, in contrast with the progressive ideologies in century XX and, in relations to the last, the New History’s contribution in search for rescue of Brazilian design’s origins.

Keywords: design theory; design, art and luso-brazilian crafts; Aloisio Magalhães, national identity; brazilian new history.

Autores

Geovana Martin e Olympio José Pinheiro

Baixe o Arquivo Completo