Revista Educação Gráfica

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AS POTENCIALIDADES DO USO DE JOGOS TRIDIMENSIONAIS PARA O ENSINO E SUA REFLEXÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO / THE POTENTIALS OF USING THREE-DIMENSIONAL GAMES FOR TEACHING AND THEIR REFLECTION IN ARCHITECTURE AND URBANISM

 

Resumo

Este artigo parte da constatação da exponencial influência da tecnologia digital no mercado de trabalho, na economia e na relação do indivíduo com a informação, a qual também tem impactado profundamente o processo de ensino e aprendizado. É nesse contexto que são destacadas as potencialidades do uso dos jogos digitais para o aprendizado, uma vez que os jogos estão intimamente relacionados com a cultura contemporânea e permeiam a vida de muitos discentes que se inserem no ensino superior. Através de uma revisão de literatura, primeiramente, discute-se o jogo como um fenômeno cultural; na sequência, aborda-se o seu potencial para o ensino; e, posteriormente, são apresentadas pesquisas relevantes na área. Ao final, são elencadas as possibilidades do uso dos jogos no ensino e suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento espacial dos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo. Assim, evidencia-se que, através de um sistema didático ativo, o ambiente lúdico dos jogos potencializa o aprendizado.

Palavras-chave: ensino, jogos digitais, pensamento espacial e educação do olhar.

 

Abstract

This article starts from the observation of the exponential influence of digital technology on the job market, the economy and the individual’s relationship with information, which has also had a profound impact on the teaching and learning process. It is in this context that the potential of using digital games for learning is highlighted, since games are closely related to contemporary culture and permeate the lives of many students who enter higher education. Through a literature review, the game is first discussed as a cultural phenomenon, then its potential for teaching is addressed and, subsequently, relevant research in the area is presented. At the end, the possibilities of using games in teaching and their contributions to the development of spatial thinking among students taking the Architecture and Urban Planning course are listed. Thus, through an active teaching system, the playful environment of games enhances learning.

Keywords: teaching, digital games, spatial thinking and teaching observation.

Autores

Carlos Eduardo da Rocha Santos, Maria Angela Dias e Frederico Braida

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