Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

“ARTISTAS BRASILEIROS E SUAS PRÁTICAS, 1950-1970”, UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / “BRAZILIAN ARTISTS AND THEIR PRACTICES, 1950-1970”, AN ARCHITECTURE AND URBANISM TEACHING EXPERIENCE

 

Resumo

O presente artigo descreve a experiência da disciplina optativa “Artistas brasileiros e suas práticas, 1950-1970” ministrada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa em 2019 e em 2023 visando debater a importância do ensino de linguagens visuais em cursos de Arquitetura e Urbanismo no contexto contemporâneo. Distanciando-se das referências tradicionais, a disciplina, composta por uma série de exercícios plástico-compositivos, se fundamentava na apresentação de experiências artísticas de expoentes do Concretismo e Neoconcretismo brasileiros, como Lygia Pape, Hélio Oiticica, Lygia Clark e Franz Weissmann, e na busca experimental por poéticas relacionadas às obras apresentadas. Considerando que parte dos artistas concretos e neoconcretos também se dedicou à atividade docente, o presente artigo comenta essas experiências e suas contribuições ao ensino. A referência a trabalhos de arte no ensino de linguagens visuais aponta amplos horizontes, construindo um olhar crítico sobre as produções artísticas e arquitetônicas e contribuindo para a autonomia do alunado ante as ferramentas computacionais de representação de projetos.

Palavras-chave: concretismo; neoconcretismo; educação; arte; arquitetura.

 

Abstract

This article describes the didactic experience of the elective subject “Brazilian artists and their practices, 1950-1970,” taught in the Architecture and Urbanism course at the Federal University of Viçosa in 2019 and 2023, aiming to debate the importance of teaching visual languages on Architecture and Urbanism courses in the contemporary context. Moving away  from traditional references, the subject, composed of a series of activities to solve plastic-compositional exercises, was based on the presentation of artistic experiences of Brazilian Concretism and Neoconcretism exponents, such as Lygia Pape, Hélio Oiticica, Lygia Clark and Franz Weissmann and in the experimental search for poetics related to them. Considering that some of these artists also dedicated themselves to teaching, this article comments on these experiences. Taking works of art as a reference in the teaching of visual languages for Architecture and Urbanism courses points to broad horizons, building a critical eye on artistic and architectural productions and contributing to the students’ autonomy in the face of the computational tools of representation.

Keywords: concretism; neoconcretism; education; art; architecture.

Autores

Vanessa Rosa Machado e Marilia Solfa

Baixe o Arquivo Completo