Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que propõe um guia de estratégias para melhorar os processos de ensino e aprendizagem de ambientes virtuais de aprendizagem, tendo como objeto de estudo o Moodle do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras. O estudo foi realizado em três etapas principais, sendo: revisão bibliográfica, análises e avaliação das estratégias por meio de um grupo focal com especialistas. A partir da revisão bibliográfica e das análises, foram pré-definidas estratégias para o Moodle do e-Tec Idiomas. Após, por meio de uma sessão de grupo focal, as estratégias foram avaliadas e reformuladas, resultando em novos itens; por fim, as estratégias foram organizadas em um modelo teórico para o ensino online e mobile – divididas em estratégias pedagógicas e tecnológicas – tendo seu conteúdo disponibilizado em um site. Os resultados do estudo demonstraram o alto grau de convergência das estratégias com o grau de importância atribuído pelos especialistas, evidenciando que as estratégias contemplam questões tecnológicas e pedagógicas, o que impactará em uma releitura do atual contexto da aprendizagem online do Moodle do Programa e-Tec Idiomas.
Palavras-chave: aprendizagem móvel; ambiente virtual de aprendizagem; usabilidade; Moodle.
Abstract
This article aims to present the results of a master’s degree thesis that propose a guide of strategies to improve the teaching and learning processes of virtual learning environments, having the Moodle of the e-Tec Languages Without Borders Program as the object of study. We organized this research in three levels – bibliographical review, analysis, and examination of strategies through a focus group with specialists. From the bibliographic review and analyzes, we elaborated strategies for the Moodle of the e-Tec Languages. Afterward, through a focus group session, the strategies were evaluated and reformulated in new items. Finally, we organized the strategies into a theoretical model for online and mobile teaching – divided by technological and pedagogical strategies – and made it available on a website. Results show the high degree of agreement of the strategies with the importance degree identified by specialists, evidencing that the strategies contemplated technical and pedagogical questions, which impacts on a re-reading of the current context of the online learning of the Program’s Moodle and -Tec. Languages.
Keywords: mobile learning; virtual learning environments; usability; Moodle.
Autores
Jéssica Rodrigues Esteves e Luis Otoni Meireles Ribeiro
Baixe o Arquivo Completo