Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

APRENDENDO A APRENDER COMO PROJETAR EM DESIGN: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O DESIGN DE MAPAS / LEARNING TO LEARN HOW TO DESIGN IN DESIGN: REPORT OF AN EXPERIENCE WITH MAP DESIGN

 

Resumo

Projetar e produzir mapas da região da Glória e cercanias do campus da ESPM-Rio seguindo o percurso metodológico proposto por Lupton (2013), a fim de familiarizar os calouros do curso com o território, foi a proposta da disciplina ‘Projeto 1 – Fundamentos’, no primeiro período da graduação em Design Gráfico do semestre de 2023.1. Os estudantes, organizados em times, engajaram-se no mapeamento das áreas adjacentes à Escola a partir de temas e recortes propostos. Ao final, essa experiência não apenas gerou resultados bem-sucedidos para os mapas mas proporcionou aos estudantes um sentimento de pertencimento que fortaleceu seu significado e tornou a aprendizagem significativa. Neste artigo é apresentada a análise dessa experiência por meio de um modelo desenvolvido por Beltrão (2017) a partir da Taxonomia de Fink (2007), a fim de se compreender o porquê desta experiência ter tido êxito, e desta forma poder ser replicada a outras experiências de ensino-aprendizagem em design e campos afins.

Palavras-chave: projeto; aprendizagem significativa; ensino-aprendizagem.

 

Abstract

Designing and producing maps of the Glória neighbour and surrounding areas of the ESPM-Rio campus following the methodological route proposed by Lupton (2013), in order to familiarize the course’s freshmen with the territory, was the proposal of the subject ‘Project 1 – Fundamentals’ in the first period of the Graphic Design degree in the semester of 2023.1. The students, organized into teams, engaged in mapping the areas adjacent to the School based on proposed themes and sections. In the end, this experience not only generated successful results for the maps but provided students with a sense of belonging that strengthened their meaning and made learning significant. This article presents the analysis of this experience through a model developed by Beltrão (2017) based on Fink’s Taxonomy (2007), in order to understand why this experience was successful, and in this way it can be replicated to others teaching-learning experiences in design and related fields.

Keywords: project; significant learning; teaching-learning.

Autores

André Luis Ferreira Beltrão e Mirella de Menezes Migliari

Baixe o Arquivo Completo