Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A STAATLICHES BAUHAUS E A INDUSTRIALIZAÇÃO NA EUROPA DURANTE OS SÉCULOS XIX E XX: O CASO DA INDÚSTRIA ALEMÃ / THE STAATLICHES BAUHAUS AND THE INDUSTRIALIZATION IN EUROPE DURING THE CENTURIES XIX AND XX: THE CASE OF GERMANY INDUSTRY

Resumo

A Europa do século XVIII, caracterizada pela Revolução Industrial da Grã-Bretanha, fornece as bases para uma mudança da produção da cultura material artesanal e manufatureira para a indústria da maquinofatura. Paralelamente, inúmeros movimentos e estilos se desencadeiam na Europa na tentativa de encontrar uma solução estética e formal sintonizada com tais mudanças. Neste cenário, a Alemanha assume um papel revolucionário nas artes, na educação e na indústria. O Projeto Deutscher Werkbund e a Staatliches Bauhaus são exemplos alemães de como a ciência, a arte e a indústria convergiam para o único objetivo de tornar a Alemanha um modelo na vanguarda e uma potência industrial capaz de competir com as maiores nações industrializadas dos séculos XIX e XX. O modelo racionalista alemão serviu de referência para o desenho industrial moderno verificado após a Primeira Guerra Mundial e perpetuado no pós-Segunda Guerra, principalmente, com o desenvolvimento das empresas, com o ensino da Escola de Ulm (HfG) além do estilo internacional marcado pela Braun. O presente artigo, por intermédio de uma revisão literária, tenta estabelecer as principais conexões entre o processo da industrialização da Alemanha e a relação com o conhecimento artístico e científico da Bauhaus.

Palavras-chave: Staatliches Bauhaus; desenho industrial moderno; industrialização alemã.

 

Abstract

The eighteenth-century Europe, characterized by the Industrial Revolution in Britain, provides the basis for a shift of production of material culture and craft for the manufacturing industry machine crafting. In parallel, many movements and styles are unleashed in Europe in an attempt to find a solution and formal aesthetic attuned to such changes. In this scenario, Germany takes a revolutionary role in the arts, education and industry. Project Staatliches Bauhaus and the Deutscher Werkbund are Germans examples of how science, art and industry converged on the single goal of making Germany a model at the forefront and an industrial power able to compete with the major industrialized nations in the nineteenth and twentieth centuries. The German rationalist model served as reference for the modern industrial design occurred after the First World War and perpetuated in the post-World War II, primarily with business development, the teaching of the Ulm School (HFG) in addition to the international style marked by Braun. This article, through a literature review, attempts to establish the main connections between the process of industrialization in Germany and relation to the artistic and scientific knowledge of the Bauhaus.

Keywords: Staatliches Bauhaus; modern industrial design; german industrialization.

Autores

Danilo Émmerson Nascimento Silva, Emílio Augusto Gomes de Oliveira e José Carlos Plácido da Silva

Baixe o Arquivo Completo