Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A PROGRAMAÇÃO VISUAL E A EDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Resumo
A Programação Visual, área específica do design, tem como objetivo comunicar visualmente uma mensagem, através da manipulação de conceitos que passam pelas Artes, Teoria da Comunicação, Psicologia da Forma, Ergonomia, Antropologia,  entre outros. Cabe ao Programador Visual, também chamado designer, criar, produzir e possibilitar a reprodução da mensagem visual. A Produção Gráfica é o processo que viabiliza esta reprodução através de um meio gráfico. Já a Editoração Eletrônica é a mais nova ferramenta de trabalho do designer dentro desse processo, trazendo expressivas mudanças, a uma velocidade nunca vista antes. A produção e reprodução de impressos foram alteradas e agilizadas. Muitos limites técnicos foram transpostos. O trabalho foi facilitado. Diante de tantas novidades, os recursos disponíveis nos softwares passaram a ser explorados de maneira direta e previsível. Muitas pessoas começaram a manipular softwares gráficos de forma experimental e  ser parte competitiva do mercado de trabalho do designer, oferecendo preços baixos por produtos encontrados semi-prontos nos “cliparts” (bancos de imagens e arquivos gráficos) dos programas de desenho e editoração. E o designer? Também mudou seu processo de criar? Encantou-se com as facilidades da máquina e abriu mão dos conceitos? Para que algumas respostas possam ser esboçadas, buscou-se fundamentá-las nos principais pontos que teorizam o design, em particular a Produção Gráfica: sua história, seus aspectos técnicos e seus aspectos estéticos.
Palavras-chave: Design; Produção Gráfica; Editoração Eletrônica

Abstract
The Graphic Design has the objective to communicate a visual message, using concepts of arts, communication, psychology, ergonomics, sociology and others. The work of a graphic designer is create, produce and get possible the reproduction of a visual message. The Graphic Production is necessary when this message need arrive to receptor in a impress media. The Desktop Publishing is the new tool of work to designers into Graphic Production. The change that the Desktop brings is the velocity and new technic possibilities, doing the work easier. Whit this new recourses, other people, whidowt professional prepare are concurring whit  designer, exploring the graphic programs in a pour and previsible way. And the designer, did he change this creation process? How is he working whit this tools?This work has the objective to explain about this questions, studing the history, the technics and esthetics aspects of the Graphic Production.
Keywords: Design; Graphic Production; Desktop Publishing

Autores

Cassia Leticia Carrara Domiciano José Carlos Plácido da Silva

Baixe o Arquivo Completo