Revista Educação Gráfica

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A prática gráfica do Croqui e Criatividade

Resumo
O presente trabalho objetiva uma aproximação entre estudos recentes relativos à memória e às possibilidades criativas do croqui com instrumentos do pensamento. Evoluindo a partir do conceito de que todo desenho é desenho que se vale da memória e, de que a memória de longa duração é predisposta a estereótipos – muitas vezes inibidores da inovação – o trabalho procura aprofundar a reflexão acerca da necessária abertura à prática do croqui como potencializadora da criatividade. Partindo do que vem sendo definido por Robert Mckim (Stanford) em relação ao pensamento visual, associado ao que Ivan Izquierdo consagra em seus trabalhos sobre a memória e ao que Julia Kristeva preconiza como prática significante inovadora, propomos a discussão sobre a necessidade de se estimular a prática do croqui – que utiliza a chamada “memória de trabalho” – como forma de afastamento dos efeitos estereotipados da memória de longa duração.
Palavras-chaves: croqui, memória, criatividade

Abstract
This paper want a bring near recent studies about memory and drafting’s creative possibilities. Starting from idea that all drawing is memory’s drawing and long time memory is full by stereotypes, make deeper reflexion to opening toward drafting’s practice. Like Robert Mckim (Stanford) defends about visual thinking, Ivan Izquierdo about memory and Julia Kristeva about significant practice, we discuss by necessary drafting practice – that use “working memory” – to move away long time memory’s stereotypes effects.
Keywords: drafting, sketch, memory, creativity

Autores

Paulo Horn Regal

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