Revista Educação Gráfica

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A LINGUAGEM GRÁFICA DOS QUADRINHOS COMO INTERVENÇÃO DIALÉTICA E CRÍTICA NO PROJETO VISUAL DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL / THE GRAPHIC LANGUAGE OF COMICS AS DIALECTICAL AND CRITICAL INTERVENTION IN THE VISUAL PROJECT OF BRAZIL ́S INDEPENDENCE

 

Resumo

O artigo utiliza algumas características dialéticas e críticas que identificamos na linguagem gráfica das HQs — histórias em quadrinhos — para intervir no que consideramos ser um projeto visual oficial da independência do Brasil, apontado por Carlos Lima Jr., Lilia Schwarcz e Lúcia Stumpf no livro O Sequestro da Independência (2022). Partindo de noções filosóficas de Walter Benjamin sobre os conceitos de história e imagem dialética, propomos algumas interferências visuais em pinturas célebres que acreditamos serem parte de um patrimônio cultural hegemônico. Não nos referimos, portanto, apenas a objetos de um passado distante, mas também a desdobramentos no design visual contemporâneo. Como atividade prática em combate a esse discurso linear, apoiamo-nos na teoria da pesquisadora Bárbara Postema e dos quadrinistas Scott McCloud e Will Eisner sobre o potencial fragmentário das sarjetas dos quadrinhos, além de outros recursos gráficos dessa mídia. O objetivo é demonstrar que as HQs possuem um potencial gráfico-dialético capaz de promover releituras críticas em imagens tradicionais e excludentes já muito enraizadas em nossa cultura.

Palavras-chave: design visual; linguagem lacunar dos quadrinhos; pintura acadêmica brasileira; história dos vencedores; imagem dialética.

 

Abstract

This article uses some dialectical and critical characteristics that we have identified in the graphic language of comic books to intervene in what we consider to be an official visual project of Brazil ́s Independence, pointed out by Carlos Lima Jr., Lilia Schwarcz and Lúcia Stumpf in the book O Sequestro da Independência (2022). Based on Walter Benjamin’s philosophical notions about the concepts of history and dialectical image, we propose some visual interferences in famous paintings that we believe are part of a hegemonic cultural heritage. We are therefore referring not only to objects from the distant past, but also to developments in contemporary visual design. As a practical activity to combat this linear discourse, we rely on the author Bárbara Postema’s and comics artists Scott McCloud and Will Eisner’s theory on the fragmentary potential of comic book gutters, as well as other graphic resources in this media. The aim is to demonstrate that comics have a graphic dialectical potential capable of promoting critical re-readings of traditional and exclusionary images that are already deeply rooted in our culture.

Keywords: visual design; lacunar language of comics; brazilian academic painting; history of the victors; dialectical image.

Autores

Joab Alves dos Santos e Marcus Vinicius de Paula

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