Revista Educação Gráfica

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A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES NAS EMBALAGENS PARA A ESCOLHA DE PRODUTOS: O CASO DO TRAVESSEIRO DE FIBRA

Resumo

A embalagem assumiu sua função mercadológica: trasmitindo posicionamento e despertando o desejo de compra por forte influencia do canal de comercialização de auto-serviço. O consumidor percebe a mesma como parte do produto e nela busca informação para sua correta orientação. Como problemática foi identificado que as informações existentes nas embalagens dos travesseiros de fibra são insuficientes para a correta do mesmo. Desta forma, esta pesquisa se propõe a apresentar a contribuição do design de embalagem por meio da proposição de um conjunto de interferências que objetivam gerar uma proposta de projeto gráfico focado nas necessidades do mesmo. Para tanto será apresentado um estudo de caso que contempla: análise do canal de comercialização, análise do projeto gráfico atual e geração de proposta. Os instrumentos e métodos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa foram registros textuais e fotográficos de pontos de venda, analises e avaliações das normas e legislações relativas à rotulagem e observações sistemáticas e assistemáticas. O resultado gerado, o projeto gráfico da uma nova embalagem do travesseiro de fibra, atendeu de forma positiva as atuais demandas do mercado e legislação, considerando aspectos formais e funcionais, dando a mesma a possibilidade de se destacar no mercado analisado, auto-serviço.

Palavras-chave: gestão do design; design de embalagem; projeto gráfico; travesseiro

 

Abstract

Packing took its marketing function: transferring market position and awakening the consumers purchase desire, mainly by the strong influence of self-service marketing channel. Consumers believe that package it is a part of product and search for use orientation on it. The pillow can be considered a product of daily use and their correct selection can bring benefits or not for the people life quality. Problem identified was informations in pillows package are too similar and generally do not assistant consumer to do fast and best selection. This research aims to present the packaging design contribution by proposing a set of interference that aim to generate a graphic design proposal focused on the users needs. For this case study will be presented an marketing analysis, actual graphic design analysis and proposal generation.  The instruments and methods used to develop the research were textual and photographic records of outlets, analyzes and reviews the standards and laws regarding labeling and systematic and unsystematic observations. The result generated answered positively to current market demands and legislation, considering formal and functional aspects, giving it the ability to stand out in the market analyzed, self-service.

Keywords: design management; packaging design; graphic design; pillow

 

Autores

Rafael Teixeira Locks; Giselle S. A. D. Merino e Eugenio Merino

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