Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A ILUSTRAÇÃO NOS LIVROS INFANTIS: ASPECTOS RELEVANTES QUE FAVORECEM E AMPLIAM A LEITURA DE TEXTO E IMAGEM / ILLUSTRATION IN CHILD BOOKS: RELEVANT ASPECTS THAT ENHANCE AND ENLARGE TEXT AND IMAGE READING

Resumo

O gosto pela leitura tem nos livros infantis ponto alto e diferencial nos processos iniciais de letramento, consequentemente de leitura e do texto escrito. Neste sentido quais seriam as características ideais das ilustrações nos textos para crianças entre 4 e 6 anos de idade. O objetivo deste artigo é identificar essas características para que ampliem o repertório cultural e estilístico delas e desenvolver a leitura adequada dessas ilustrações, uma proposta para crianças, para as pessoas que leem para elas e para os profissionais envolvidos na produção do livro infantil. Realizamos uma pesquisa bibliográfica baseada numa pesquisa anterior com a mesma temática, com estudos sobre leitura visual, percepção da imagem, sintaxe da linguagem visual, livro infantil, a criança e metodologias de leitura de imagens, como as de Abigail Houssen (1983), Robert Ott (1989) e Edmund Feldman (1993). Nossos estudos apontam que nesta etapa dos processos de letramento os livros disponibilizados exigem que os autores cuidem da relação das ilustrações com os textos e de aspectos que agucem a curiosidade, a percepção visual, a criatividade e a habilidade interpretativa deste código.

Palavras-chave: sintaxe da linguagem visual; livro infantil ilustrado; leitura de imagem.

 

Abstract

This paper discusses the possibility of developing visual literacy through illustrations in children’s books on children from 4 to 6 years old, questioning which aspects are relevant for them to be an attractive factor for these viewers. For the research we used a theoretical framework on visual reading, image perception, visual language syntax, studies about this book genre and its target audience. We also used texts by children’s book illustrators, in which they report their experiences. This study aims to improve the image analysis of both children and people who read to them, but also the professionals involved with the production of children’s books, since this skill is little worked in the education systems. We find that these readers need quality books to be attracted to the literary world, on this matter we point out in this article important characteristics that they must have. Illustrations in children’s books can therefore be a way for readers to develop their visual perception, creativity and interpretative ability in this code.

Keywords: visual language; illustrated children’s book; image reading.

 

Autores

Andreia Matos Barreira, Maria do Carmo Monteiro Kobayashi e Cássia Letícia Carrara Domiciano

Baixe o Arquivo Completo