Revista Educação Gráfica

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A GAMIFICAÇÃO NA GESTÃO DA MARCA: UMA PROPOSTA DE FERRAMENTA LÚDICA PARA SIGNIFICAÇÃO ARQUETÍPICA / GAMIFICATION IN BRAND MANAGEMENT: A PROPOSAL FOR A PLAYFUL TOOL FOR ARCHETYPICAL SIGNIFICATION

 

Resumo

Para estabelecer uma conexão efetiva com o público é essencial manter uma identidade de marca consistente, dessa forma, as estratégias de gestão de marca utilizam metáforas arquetípicas, que permitem uma compreensão mais profunda das necessidades dos consumidores. No contexto da gestão de design, o desenvolvimento de ferramentas busca melhorar o desempenho desses processos. Uma abordagem relevante é a da gamificação, que tem a capacidade de envolver e estimular os participantes de uma atividade de planejamento, incorporando elementos de jogos em dinâmicas a fim de tornar um processo motivador. Este artigo propõe o uso da gamificação no desenvolvimento estratégico, para isso, foram teorizadas hipóteses e analisado um modelo de significação como parâmetro de conteúdo. Como resultado deste trabalho, chegou-se à prototipação de uma ferramenta lúdica para significação arquetípica.

Palavras-chave: gamificação; arquétipos; branding; gestão de design.

 

Abstract

It is essential to maintain a consistent brand identity to establish an effective connection with the target audience. To achieve this goal, brand management strategies use archetypal metaphors, which allow for a deeper understanding of consumer needs. In the context of design management, the development of tools aims to improve the performance of these processes. Thus, a relevant approach is gamification, which can engage and motivate participants in a planning activity by incorporating game elements into dynamics to motivate and engage. This paper proposes the use of gamification in strategic development. To do so, hypotheses were theorized, and a model of signification was analyzed as a parameter of content. As a result of this work, prototyping was developed as a playful tool for archetypal signification.

Keywords: keywords: gamification; archetypes; branding; design management.

Autores

Bruno Dal Ponte Pavei da Silva, Diego Piovesan Medeiros e Milton Luiz Horn Vieira